O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), divulgou a programação para a novena e festa da padroeira 2022, que acontecerá de 3 a 12 de outubro. Neste ano, algumas atividades suspensas em 2020 e 2021, por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19, serão retomadas, como a procissão solene entre as duas basílicas.

A novena da padroeira será de 3 a 11 de outubro, no altar central da basílica, em dois horários. Às 15h, a oração será conduzida por um missionário redentorista e às 19h, por um bispo ou arcebispo convidado. Neste ano, a novena tem como tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

Os fiéis que participarem presencialmente da novena são convidados a doar alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Toda arrecadação será destinada a instituições beneficentes da cidade de Aparecida e região.

No dia da padroeira, 12 de outubro, as festividades começarão às 4h50 com a alvorada. Durante o dia serão celebradas seis missas no altar central da basílica, sendo a missa solene às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e a de encerramento, às 19h15.

No dia 5 de outubro, haverá uma carreata pelas ruas da cidade, às 16h, com saída da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Para este trajeto, moradores locais e visitantes costumam enfeitar as janelas das casas e hotéis para prestigiar a passagem da imagem.

Entre as atividades que serão retomadas neste ano, haverá o festival da padroeira, em 8 de outubro, a partir das 20h55. O evento reunirá músicos com canções em tributo à Nossa Senhora Aparecida, na Tribuna do Pátio das Palmeiras.

No dia 10, às 9h, haverá um passeio ciclístico saindo do Pátio das Palmeiras, em direção à Cidade do Romeiro. O percurso passará pelo Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu.

No dia 11, véspera do dia da padroeira, devotos e religiosos do santuário seguirão na procissão memória em direção ao Porto Itaguaçu, pela Avenida Itaguaçu. O cortejo luminoso resgata a história de Nossa Senhora Aparecida, fazendo memória do local onde foi encontrada sua imagem, em 1717.

A procissão solene da festa da padroeira acontecerá no dia 12 de outubro, saindo da basílica histórica em direção ao santuário nacional. O percurso passará pelas ruas do centro de Aparecida. A procissão começará logo após a oração do Ângelus, às 18h.

As celebrações da novena e festa da padroeira serão transmitidas pelos meios de comunicação da Rede Aparecida.

Confira também: