Depois de nove anos fechado para restauração, o santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG) será reaberto.

A abertura solene da porta principal do santuário, entrada Pontifical seguida de missa solene e benção da Igreja serão celebradas por dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana (MG) no próximo dia 20, às 19h.

As “Festividades de Bênção” do santuário ocorrem de 19 a 26 de agosto.

Em seu convite pelo site da paróquia, padre Edmar José da Silva, pároco e reitor do Santuário, enfatizou que “todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural, local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”.

Segundo nota do santuário, “após as cerimônias de Bênção do Templo ainda será necessário um período para finalização dos trabalhos de restauração do Santuário, o que não possibilitará a abertura imediata do Santuário para visitas e celebrações”.

A Igreja foi construída em 1727 por Manoel Francisco Lisboa, mestre do ofício de carpinteiro e pai de Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".  Ela tem oito altares laterais, de talha rococó, de influência portuguesa. Lá está sepultado o Aleijadinho.