O Santuário Nacional de Aparecida anunciou que estão suspensas as Missas neste templo como forma de prevenção à propagação do coronavírus COVID-19

Em nota publicada no sábado, 14 de março, o Santuário informou que “os eventos (Missas e demais celebrações) estão suspensos temporariamente, podendo sofrer alteração de acordo com novas orientações”.

Esclarece ainda que a medida foi tomada “em consideração às orientações das autoridades sobre a prevenção do Covid-19”.

De acordo com a mídia brasileira, também no sábado, a Justiça determinou a suspensão das Missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida. A ação, segundo o portal G1, foi proposta pelo Ministério Público e acatada pela juíza Luciene Belan Ferreira Allemand, em caráter liminar, em razão da Covid-19.

“Pelo exposto, antecipo os efeitos da tutela, em razão da ameaça de contaminação e disseminação da doença, por se trata de medida de saúde pública, evitando-se, assim, a exposição de diversas pessoas ao vírus, bem como suas consequências , deferindo a liminar para impedir a realização de quaisquer eventos no Santuário Nacional de Aparecida”, diz trecho da decisão.

A última Missa no Santuário foi celebrada ao meio-dia de sábado e a suspensão das celebrações, segundo a decisão da juíza, se dá por 30 dias, o que inclui a Semana Santa e Páscoa.

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior santuário mariano do mundo e, em torno de seu altar central, comporta cerca de 35 mil pessoas.

Apesar da suspensão das Missas e demais eventos, o Santuário informou em nota que a visitação ao templo “continua permitida”.

Além disso, indica que “os colaboradores da Instituição estão devidamente orientados sobre as medidas preventivas” e que os “espaços pequenos como elevadores, auditórios e salas de reunião terão seu número de usuários reduzido”.

A nota afirma ainda que “a frequência de higienização dos espaços comuns do Santuário Nacional foi reforçada. Além disso, os conjuntos sanitários disponíveis no complexo de acolhida são, tradicionalmente, providos de água corrente, sabão e toalha de papel, itens apontados pelas autoridades de saúde como mais eficazes para a prevenção” e que “o Posto Médico do Santuário Nacional criou e segue um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria de Saúde”.

“A Instituição mantém-se atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem-comum e, caso necessário, adotar outras medidas”, conclui.

Confira também: