A Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou hoje (23) a Vigília Ecumênica de Oração que acontecerá em Roma de 30 de setembro a 2 de outubro de 2023.

O papa falou sobre o evento durante o Ângelus de 15 de janeiro. “O caminho para a unidade cristã e o caminho da conversão sinodal da Igreja estão ligados”, disse então o papa. “No sábado, 30 de setembro próximo, na praça de São Pedro, uma Vigília Ecumênica de Oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos” terá lugar.

A Santa Sé informou que jovens entre 18 e 35 anos de diferentes países europeus e de todas as tradições cristãs são convidados a ir a Roma da noite de sexta-feira, 30 de setembro, a domingo, 2 de outubro.

Eles serão acolhidos por paróquias e comunidades de Roma e ficarão alojados com moradores locais. Segundo a Santa Sé, o evento pode ser vivido em continuidade com a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto.

A Vigília Ecumênica de Oração contará com a presença do papa Francisco e representantes de diversas Igrejas.

A oração comum incluirá a escuta da Palavra de Deus, o louvor e a intercessão, os cantos de Taizé e o silêncio, sinal forte de fraternidade, unidade e paz.

O evento acontecerá na véspera da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" que acontecerá de 4 a 29 de outubro de 2023.

O programa

A manhã de sábado, 30 de setembro, começará com um programa dividido em uma série de "rotas", que permitirão encontros e visitas a vários lugares de Roma.

Os participantes serão convidados a participar de workshops, painéis de discussão e conversas espirituais sobre diversos temas em igrejas de diferentes denominações e outros locais.

Um dos destaques do fim de semana será o culto que acontecerá no sábado à tarde em um local central de Roma, após o qual os participantes chegarão juntos à praça de São Pedro.

A Vigília Ecumênica de Oração, aberta a todos, acontecerá na tarde de sábado, 1º de outubro, na Praça de São Pedro.

Confira também: