A Santa Sé anunciou um plano para retirar o hospital San Giovanni Calibita-Fatebenefratelli, de Roma, da crise econômica que atravessa. Segundo comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, o resgate do hospital será feito em colaboração com outras instituições sem fins lucrativos.

O plano, cujo conteúdo não foi divulgado, é inspirado nas palavras do papa Francisco no Ângelus de 11 de julho no Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, no qual o papa estava internado para uma cirurgia do intestino.

“Experimentei mais uma vez como é importante dispor de um bom serviço de saúde, acessível a todos, como existe na Itália e noutros países. Um serviço de saúde gratuito, que assegure um bom atendimento acessível a todos”.

O papa, na ocasião, lamentou que “até na Igreja às vezes acontece que alguma instituição de saúde, devido a uma má gestão, não está bem economicamente, e o primeiro pensamento que nos vem é vender”.

O papa recordou que “na Igreja a vocação não consiste em ter dinheiro, mas em prestar serviço, e o serviço é sempre gratuito. Não vos esqueçais disto: salvar as instituições gratuitas!”.

O comunicado divulgado ontem pela sala de imprensa do Vaticano diz que, à luz das palavras do papa, e “tendo em conta o alto valor espiritual e moral que representa o hospital - no sentido de um testemunho evangélico de atenção e cuidado dos doentes, com humanidade e profissionalismo, realizado há mais de quatro séculos - foi posto em prática um plano de saneamento”.

Este plano de saneamento pretende que, “no cumprimento da normativa vigente e em diálogo com as partes envolvidas de diversas formas, lhe permita continuar desempenhando o papel que até agora o tem caracterizado no âmbito da saúde católica”.

O comunicado agradece também "a intervenção acertada com a Casa Geral da Ordem dos Hospitais de São João de Deus (Fatebenefratelli), com o objetivo de evitar um novo agravamento da crise atual e encontrar uma solução definitiva para ela".

O Hospital Fatebenefratelli de Roma é um dos hospitais mais antigos do mundo. Ele está localizado no coração da capital da Itália, na ilha Tiberina, cercada pelo rio Tibre.

O local está vinculado à saúde desde a antiguidade. No período da Roma Imperial, havia na ilha um templo dedicado a Esculápio, o deus pagão da medicina. Muitos doentes iam lá para serem cuidados pelos sacerdotes do templo de Esculápio.

Com a cristianização foi construída uma igreja no tmplo de Esculápio, na qual são veneradas as relíquias do apóstolo são Bartolomeu.

Ao lado da igreja fica o Hospital Fatebenefratelli. Sua origem remonta à Idade Média, quando a ordem beneditina se estabeleceu na ilha e passou a prestar atendimento médico aos peregrinos e habitantes de Roma.

No século XVI, a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, conhecida como Fatebenefratelli, chegou à ilha e estabeleceu um primeiro hospital que, ao longo da história, foi sendo reformado e ampliado até chegar ao centro atual.

Confira também: