Faltando poucos dias para o Natal, muitas lojas, shoppings, casas já estão decoradas para esta data; mas, quando exatamente se deve montar a árvore de Natal?

Segundo o coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Vitória (ES), padre Rodrigo Chagas, o dia para preparar a árvore é o primeiro domingo do Adento, que neste ano será no próximo dia 3 de dezembro.

Em declarações ao site da arquidiocese capixaba em 2020, o sacerdote disse que muitas pessoas se deixam levar pela moda, principalmente do comércio, o qual antecipa tudo, uma vez que precisam de um tempo maior para realizar suas vendas.

Entretanto, “como a nossa meta é o Cristo, não precisamos ter tanta pressa para montar a árvore de Natal e enfeitar a casa”.

“O diferencial de nós, cristãos católicos, é que também não devemos decorar tudo no mesmo dia. É preciso começar no primeiro dia do Advento e conforme vai se aproximando o dia do Natal, decoramos cada vez mais a nossa casa até chegar a grande noite  em que Cristo, o Senhor, nasce no meio de nós”, acrescentou.

O Advento é o tempo de preparação para o Natal e, segundo padre Rodrigo, “devemos estar recolhidos em nossas orações”.

“E em relação aos enfeites, esse momento da decoração da casa, deve ser vivido a cada domingo. Assim como vamos acendendo em nossas comunidades a coroa do Advento, para iluminar cada vez mais a nossa igreja, também nós devemos acender a esperança da chegada de Jesus em nosso coração, nossa casa, nossa vida e nossa família”, afirmou.

O sacerdote também falou sobre a data para desmontar a árvore e retirar os enfeites natalinos de casa. Segundo ele, deve ser no dia 6 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor aos Reis Magos, quando se comemora a manifestação de Deus no meio de nós, pela vinda do seu próprio filho.

“Então, se Cristo está conosco, Ele habita entre nós e armou sua tenda entre nós. Por isso, não precisamos mais dessas manifestações externas do nascimento do Senhor, porque Ele se manifesta e está presente dentro de nós que somos batizados”, disse.