A Companhia de Jesus no Chile informou sobre dois casos de abuso sexual cometidos por sacerdotes que já haviam falecido quando as denúncias foram feitas.

Através de um comunicado, a Ordem anunciou o fim da investigação interna contra Pe. Gerald Fitzpatrick, falecido em 2012.

"A investigação não pôde dar por credíveis os fatos denunciados, que consistiam em abuso sexual e transgressão do sigilo sacramental da confissão" pelo sacerdote.

"Esta denúncia fazia referência a uma pessoa que era maior de idade no momento dos eventos descritos, que teriam ocorrido no início dos anos 1990", descreve o texto.

O resultado da investigação realizada pela advogada Ximena Marcazzolo foi comunicado de forma pessoal ao denunciante.

A Ordem também manifestou "plena disposição para colaborar" se a pessoa decidir apresentar sua denúncia à justiça civil.

Em segundo lugar, a Companhia de Jesus informou sobre uma denúncia contra o Pe. Felipe Denegri Morales, por abuso sexual de um adulto entre 1989 e 1990.

O sacerdote deixou a Companhia de Jesus em 2008 e morreu em 2016.

Neste caso, o Superior Provincial dos Jesuítas, Pe. Cristián del Campo, encarregou a advogada Marcazzolo para realizar a "investigação destinada a esclarecer os fatos e contribuir para os processos de cura e reparação daqueles que tenham sido afetados”.

"Como Companhia de Jesus, reafirmamos nosso compromisso pela verdade, justiça e reparação de todas as pessoas que tenham sido vítimas de abuso”, conclui o comunicado.

Para receber qualquer informação, a Companhia de Jesus disponibilizou o e-mail: delegado.prevencion@jesuitas.cl

Confira também: