O Pe. Domenico Bertogli, Pároco de Antioquia (na Turquia) assinalou que é necessário "um processo justo que estabeleça a verdade dos fatos" no caso do homicídio de Dom Luigi Padovese, Vigário Apostólico de Anatólia e Presidente da Conferência Episcopal, cometido por seu chofer o passado 3 de junho de 2010.

Em declarações à agência italiana SIR ontem, 26, o sacerdote comentou que "não temos notícias a respeito de um eventual processo ao homicida de Dom Padovese. Talvez as investigações estejam avançando mas não sabemos nada. Murat Altun (o assassino e chofer de Dom Padovese) foi enviado a Istambul para uma perícia médica e ainda esperamos saber".

É necessário neste caso, disse, "um processo justo que estabeleça a verdade dos fatos e sobre tudo que isto aconteça longe dos refletores".

O Pe. Bertogli comentou ademais que os cristãos na Turquia se uniram no último dia 23 de janeiro para celebrar a conversão de São Paulo por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

"São estes momentos privilegiados nos quais nossas igrejas com os pouquíssimos fiéis que têm podem estar juntas e recuperar a confiança e a esperança para o futuro".

Seguidamente o sacerdote afirmou: "somos uma minoria exígua que com freqüência tem-se a sensação de estar sozinha e abandonada. Esperamos com ânsias o Bispo que deverá assumir o posto de Dom Padovese".

O sacerdote explicou que em fevereiro se reiniciam as peregrinações a Tarso e Antioquia sobre os rastros de São Paulo e contou que "na próxima semana chega um grupo espanhol com seu bispo. Sua presença nos faz sentir parte da Igreja universal".

Dom Luigi Padovese

Dom Padovese, de 63 anos de idade, foi apunhalado em sua casa por Murat Altun, seu chofer, em Iskerendum na manhã de 3 de junho de 2010. O Prelado se preparava para viajar essa semana ao Chipre por ocasião da visita do Papa Bento XVI para entregar o Instrumento de Trabalho para o Sínodo dos Bispos do Oriente Médio que realizado em outubro no Vaticano.

Originário de Milão, tinha ingressado na Ordem dos Frades Capuchinos. Foi ordenado sacerdote em 1973 e Bispo em 2004. Estava muito comprometido com o ecumenismo, o diálogo com o Islã e na reanimação das distintas comunidades cristãs turcas.

Em 2006 foi quem recebeu o Santo Padre em sua viagem à Turquia e presidiu os funerais do sacerdote italiano Andrea Santoro, assassinado por ódio à fé.