"Nos ajudem a salvá-la", foi o pedido que o Vigário da Custódia de Terra Santa em Jerusalém, Pe. Artemio Vitores, fez ao Presidente de Israel, que visitou em dias passados o Papa Bento XVI no Vaticano.

O Pe. Vitores –franciscano da Ordem dos Frades Menores– ressaltou a importância da visita do Presidente dentro "das boas relações entre a Santa Sé e o Estado de Israel", iniciada pelo Papa em sua busca do fortalecimento do ecumenismo, como mostra de que "os cristãos devem seguir procurando suas próprias raízes no hebraísmo e aprofundar na relação com nossos irmãos mais velhos".

O Pe. Vitores informou à agência vaticano Fides, que na Terra Santa se "estão realizando esforços para uma maior compreensão entre judeus e cristãos, que traz benefícios recíprocos, em nível espiritual, social e também econômico, com o fluxo das peregrinações".

Para fortalecer estes esforços, o sacerdote pediu aos cristãos lembrar que Belém é o lugar de nascimento de Cristo, "o lugar da Encarnação, um dos mistérios fundamentais de nossa fé", por isso terá que pedir à humanidade, às autoridades políticas e aos cristãos de todo o mundo: nos ajude a não perder Belém, onde a presença cristã está diminuindo fortemente!".

Segundo as estatísticas, em 1965 os cristãos conformavam a população majoritária, mas na atualidade representam a menos de 12 por cento da população. Nos últimos anos, informou o sacerdote, mais de três mil cristãos abandonaram a cidade por dificuldades econômicas, sociais e religiosas.