Centenas de fiéis participaram em Roma da festa do "perdão de Assis" no Santuário de São Francisco a Ripa.

As celebrações começaram ontem (1º) à tarde com vários confessores à disposição e duas missas.

Hoje (2) continuam as confissões pela manhã e à tarde, além da celebração de cinco missas solenes.

O Santuário de São Francisco a Ripa é um centro de espiritualidade no centro de Roma porque preserva a cela onde são Francisco de Assis dormiu quando foi para Roma ver o papa em 1209.

A Igreja é de estilo barroco e também guarda algumas obras de arte importantes, como uma escultura de Bernini.

Os frades menores franciscanos que moram no convento fazem diversas iniciativas de solidariedade em favor dos mais necessitados.

Festa do perdão de Assis 2022

Muitos fiéis participaram da primeira missa celebrada ontem (1º) pelo frei Nicola Macale e muitos também receberam o sacramento da reconciliação.

Em sua homilia, Macale relembrou o documento escrito por frei Teobaldo de Assis que conta a história da indulgência plenária da Porciúncula que são Francisco recebeu do papa Honório III, que estava em Perugia naquele momento.

Em 2 de agosto de 1216, são Francisco promulgou o primeiro "Grande Perdão" e declarou: "Meus irmãos, quero enviar todos ao Paraíso".

Tal indulgência pode ser lucrada para si ou para um defunto, para as almas do purgatório, por todos os fiéis todos os dias e apenas uma vez por dia, durante todo o ano naquele lugar santo, e apenas uma vez, a partir do meio-dia do dia anterior, 1º de agosto, até a meia-noite do dia seguinte, 2 de agosto, na Porciúncula e em alguns lugares franciscanos do mundo.

Em 1966, o papa são Paulo VI publicou a carta apostólica Sacrosancta Portiunculae ecclesia por ocasião dos 750 anos da concessão da indulgência da Porciúncula com que determinou: "a instituição desta indulgência seja celebrada de tal forma que a Porciúncula verdadeiramente seja aquele lugar santo onde o perdão total é alcançado e a paz com Deus se torna estável".

A pequena igreja conhecida como Porciúncula fica dentro da grande basílica que são Francisco de Assis dedicou a Santa Maria dos Anjos.

A pequena igreja fica no lugar que foi a segunda casa do santo e dos seus primeiros irmãos. Foi lá também que ele morreu, na tarde de 3 de outubro de 1226. Ali também, no Domingo de Ramos de 1211, são Francisco recebeu a consagração de santa Clara, dando origem às Clarissas.

Por ocasião da festa do "Perdão de Assis", milhares de jovens fizeram uma peregrinação nestes dias junto com os religiosos na tradicional Marcia Francescana.

Confira também:

 

Mais em