O sacerdote português José Tolentino Mendonça está conduzindo os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana e, em reflexão na manhã desta segunda-feira, criticou o consumismo material e espiritual, assinalando que é preciso ouvir a “sede interior” para pode combatê-lo.

O retiro de Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana teve início na tarde de domingo e, este ano, tem como tema “O elogio da sede”. Na manhã desta segunda-feira, em sua segunda meditação, Pe. Tolentino falou sobre “A ciência da sede”.

O também vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa alertou que, atualmente, quando a sociedade “impõe o consumismo como critério de felicidade humana”, está “transformando o desejo em armadilha”.

O presbítero advertiu ainda que “fala-se muito contra o consumismo dos centros comerciais, mas não nos esqueçamos que também existe consumismo na vida espiritual”.

Nesse sentido, ressaltou em sua reflexão a “sede” do “essencial”, de “relações, de aceitação, de amor”, a qual está presente em todas as pessoas e que nenhuma “pílula pode mecanicamente resolver”.

Frente a uma “sede insatisfeita” que atinge tantas pessoas atualmente, as quais buscam a satisfação nos bens materiais, Pe. Tolentino pontuou que a cada “objeto” conseguido não se sacia a busca de felicidade. Pelo contrário, assinalou, aumenta-se o “vazio” interior.

Por isso, sublinhou que é necessário que cada pessoa aprenda a escutar sua sede interior, expressão “das mãos amorosas de Deus, que permanente procura formas novas para anunciar a vida”.

De acordo com o sacerdote, “esta sede está conosco desde a infância, acompanha os nossos anos de formação e irrompe dos mais variados modos, durante a nossa vida adulta”.

“Será que deixamos que ela nos molde em ordem à verdadeira consciência, de nós e de Deus?”, convidou a refletir.

Confira também: