A catedral sírio católica de Nossa Senhora da Assunção, em Aleppo (Síria), bombardeada durante os combates entre os grupos rebeldes e o governo, foi recentemente inaugurada após sua restauração.

O templo está localizado no bairro de Al-Jdayde e também é conhecido como a igreja Mar Assia al-Hakim; data do século XVI e, em setembro de 2012, sofreu danos severos perpetrados pelo Exército Livre Sírio.

Cúpula do templo restaurado / Foto: Patriarcado Católico Sírio de Antioquia

A Missa de inauguração foi presidida pelo Patriarca católico sírio de Antioquia, Sua Beatitude Ignacio José III Younan, em 9 de setembro.

Em sua homilia, recolhida no site do Patriarcado católico sírio de Antioquia, o Prelado indicou que a restauração da catedral é um sinal de que “a vontade da vida venceu a morte; a esperança e a segurança superaram o desespero e o caos. Nossa gente venceu”.

“Sempre seremos um povo de esperança e vida”, assegurou o Patriarca aos fiéis, entre os quais estavam o Núncio Apostólico na Síria, Cardeal Maria Zenari, e outras autoridades civis e eclesiásticas de Aleppo.

Sua Beatitude Ignacio José III Younan ingressando com o Núncio na Síria, Cardeal Mario Zenari / Foto: Sua Beatitude Ignacio José III Younan

“Estamos reunidos aqui hoje para agradecer e louvar ao Senhor por nos dar este maravilhoso presente de ter podido reparar esta catedral a fim de recuperar sua beleza passada. Estamos encantados por regressar e rezar com vocês, nesta catedral que lhes é tão querida”, expressou.

“Por muitos anos, esta casa de Deus sofreu muita devastação, estando na linha de demarcação com os terroristas. Agora, foi restaurada para o louvor, um sinal de esperança e vitória do bem sobre o mal que destruiu tantas igrejas e mesquitas nesta amada cidade de Aleppo”, prosseguiu.

Recordou que durante os quatro anos que durou a batalha de Aleppo (2012-2016), a cidade “foi privada de suas necessidades básicas”, como a água, a comida, o combustível e a eletricidade.

“Tudo isso passou diante dos olhos do mundo ‘civilizado’”, lamentou o Patriarca Ignacio José III Younan.

Entretanto, agora “Aleppo regressou e a Síria regressará à sua glória anterior e será ainda mais bela porque há muitos funcionários civis e espirituais que sentiram o dever de suas responsabilidades de servir... com integridade e honestidade”, afirmou durante a Eucaristia, na qual também agradeceu aos benfeitores que tornaram possível a restauração do templo.

Sua Beatitude Ignacio José III Younan durante a Missa / Foto: Patriarcado Católico Sírio de Antioquia

Fiéis durante a eucaristia / Foto: Patriarcado Católico Sírio de Antioquia

“Nossos agradecimentos vão para a celestial Virgem Maria, que protegeu os fiéis desta catedral e o povo de Aleppo”, manifestou.

Antes do conflito na Síria, que começou em 2011, Aleppo era a segunda cidade mais importante do país. Entretanto, foi a que mais sofreu os estragos pelos combates entre o governo e os grupos rebeldes. As regiões mais castigadas foram o setor leste e os bairros cristãos.

Mais em

Foi libertada do controle dos rebeldes em dezembro de 2016. Desde então, seus habitantes regressaram progressivamente, embora ainda haja escassez de serviços básicos, comida e emprego.

Confira também: