O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) deu início no domingo (5) a uma peregrinação das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, pelo território da arquidiocese. A iniciativa acontece em preparação para a JMJ Lisboa 2023.

A edição deste ano da JMJ será na capital portuguesa, entre os dias 1º e 6 de agosto, com o tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lucas 1,39).

A peregrinação das réplicas em São Paulo lembra a feita com os símbolos originais da jornada na arquidiocese em setembro de 2011, em preparação para JMJ Rio 2013.

A peregrinação começou com uma missa na paróquia Nossa Senhora do Brasil, celebrada pelo bispo auxiliar dom Carlos Lema Garcia, referencial para o Setor Juventude.

“É importante que os jovens que trouxeram a cruz, e todos nós, lembremo-nos de que a cruz não pode ser apenas um símbolo, mas tem de estar presente na nossa vida. Não há vida cristã sem Cristo e sem a cruz, não encontramos Jesus Cristo”, disse dom Carlos Lema em sua homilia. 

A cruz peregrina original, também conhecida como “cruz dos jovens” é confeccionada em madeira e mede 3,8 metros. Foi presenteada aos jovens pelo papa são João Paulo II em 1984, ao concluir o Ano Santo da Redenção, que celebrou 1.950 anos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A imagem original de Nossa Senhora Salus Populi Romani (“Protetora do Povo Romano”), em estilo bizantino, é uma réplica do ícone venerado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Foi entregue aos jovens também pelo papa são João Paulo II em 2003.

As réplicas dos símbolos da JMJ vão percorrer paróquias das seis regiões episcopais da arquidiocese de São Paulo até o fim de julho. Durante o mês de fevereiro, eles vão peregrinar por paróquias da região episcopal Sé. A peregrinação na região episcopal Ipiranga começa em 11 de março e, na região episcopal Belém, em 1º de abril.  Em 20 de maio, as réplicas dos símbolos vão para a região episcopal Santana. Depois, seguem para a região Brasilândia, em 3 de junho, e a região Lapa, em 1º de julho.

A peregrinação terminará em 27 de julho, com uma cerimônia de encerramento e celebração de envio dos jovens para a JMJ em Lisboa.

Confira também: