As relíquias do beato Carlo Acutis agora podem ser veneradas em uma catedral da Polônia graças a um jovem capelão, que conseguiu levá-las com a esperança de que seu exemplo inspire os jovens a ser santos e a se aproximar da Igreja para o encontro com Cristo vivo.

Pe. Adrian Sadowski é um capelão diocesano da Diocese de Ełk, localizada na província eclesiástica de Warmia (Polônia), que conseguiu levar as relíquias do Beato Acutis para a Catedral de Ełk com o propósito de que os jovens que se consideram “espirituais, mas não religiosos” reconheçam a importância da ação sacramental na Igreja.

“No mundo de hoje, muitos jovens fazem perguntas sobre a fé e a Igreja. Muitos dizem: ‘Deus, sim, mas a Igreja como instituição, não’, e alguns duvidam da eternidade”, disse o sacerdote.

“Às vezes têm dificuldades para entender que a Igreja é ‘um hospital de pecadores’ e somente nela é possível encontrar o Deus vivo na ação sacramental. O Beato Carlo nos faz conscientes disso”, acrescentou.

Com isso em mente, o padre polonês entrou em contato o Vaticano na esperança de obter uma relíquia de primeira classe do Beato Carlo Acutis para a sua diocese. A relíquia foi oficialmente instalada na Catedral de Ełk em 23 de fevereiro em uma Missa celebrada pelo Bispo de Ełk, Dom Jerzy Mazur.

Dom Mazur disse na homilia que Acutis “tinha uma habilidade extraordinária para transmitir os valores em que acreditava e para ajudar as pessoas a descobrir que Deus está perto de nós e que viver com Ele é algo belo”.

“Queria atrair Jesus ao maior número de pessoas possível, convertendo-se em um pregador do Evangelho principalmente através do seu exemplo de vida”, acrescentou.

O Beato Carlo Acutis era um jovem católico italiano com uma devoção apaixonada pela presença real de Jesus na Eucaristia e um talento para a programação de computadores.

Em 2005, o jovem beato lançou um site que catalogava os milagres eucarísticos ocorridos em todo o mundo, projeto que começou com 12 anos. Morreu de leucemia aos 15 anos, oferecendo seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja.

O Beato Carlo Acutis se tornou o primeiro da geração dos millenials beatificado pela Igreja Católica em outubro de 2020. A transmissão ao vivo de sua Missa de beatificação em Assis viralizou, com centenas de milhares de pessoas assistindo on-line.

Suas relíquias chegam em um momento difícil para a Igreja na Polônia. Um relatório divulgado neste mês disse que a prática religiosa entre os jovens poloneses caiu pela metade em quase 30 anos.

“Na realidade de hoje, quando a vida cotidiana dos jovens se transferiu para a internet devido à pandemia, a Igreja nos dá um beato que utilizou este meio para a evangelização”, disse o Pe. Sadowski.

As relíquias passarão de paróquia em paróquia na Diocese de Ełk até o final deste ano para permitir que mais pessoas as venerem.

A diocese polonesa é um exemplo de uma das muitas comunidades católicas em todo o mundo que buscam no Beato Acutis inspiração para a sua pastoral da juventude.

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar de Buenos Aires (Argentina), também conseguiu levar este ano uma relíquia de Acutis - um fragmento de sua pele - após enviar um pedido à Associação Amigos de Carlo Acutis da Itália.

O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano, comentou em uma entrevista ao Vatican News, em 25 de fevereiro, que "não há dúvida de que a reputação de santidade desse jovem está crescendo".

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em