A relíquia do coração de São Pio de Pietrelcina estará no Paraguai entre os dias 10 e 18 de abril, por ocasião dos 30 anos da presença dos Irmãos Franciscanos Capuchinhos no país.

Os franciscanos capuchinhos estão presentes no Paraguai desde o dia 10 de abril de 1988, entregando a riqueza do seu carisma inspirado nos santos São Leopoldo Mandic e São Pio de Pietrelcina.

O coração do santo dos estigmas chegará pela segunda vez ao continente e visitará capelas, catedrais, conventos e hospitais da Arquidiocese de Assunção e as Dioceses de San Lorenzo e Ciudad del Este. Este percurso tem como lema: “O Coração de São Pio visita o coração da América e quer encontrar-se contigo”.

Em março de 2008, realizaram o reconhecimento canônico dos restos mortais de São Pio de Pietrelcina e encontraram muitos órgãos sem decomposição.

Um desses órgãos foi o miocárdio, músculo do coração responsável por bombear sangue para o corpo. Ele foi separado e venerado pela primeira vez em 21 de junho de 2009, quando recebeu a visita de Bento XVI em San Giovanni Rotondo (Itália).

Em agosto de 1918, Padre Pio viveu um fenômeno místico chamado transverberação, no qual sentiu que o seu coração foi perfurado por um dardo divino em chamas, que lhe causava muita dor, mas ao mesmo tempo uma grande ternura na alma. Assim como aconteceu com Santa Teresa de Jesus.

O Irmão capuchinho Valentín Pesente transmitiu ao Grupo ACI a alegria da comunidade, pois as três décadas coincidem com a celebração dos 50 anos da morte do Padre Pio e dos 100 anos da aparição dos estigmas.

“Que a relíquia do seu coração venha nos visitar e justamente chegará, se Deus quiser, no dia do nosso aniversário, em 10 de abril, sentimos que isso é um grande presente de Deus e mais uma prova da proximidade e do amor de São Pio pelo que estamos fazendo”, disse o irmão Pesente.

“Esperamos que esta semana que permanecerá conosco, visitando cada um dos nossos conventos seja uma bênção que nos ajude a consolidar a nossa presença capuchinha e o nosso compromisso ao serviço da Igreja e dos mais necessitados”, acrescentou.

“Também esperamos que inspire novas vocações: jovens que queiram viver como ele a consagração e o sacerdócio. E a todas as pessoas que têm uma forte devoção ao santo, pela proximidade do seu coração, queremos que vejam atendidas as suas súplicas”.

A chegada e a saída da relíquia de São Pio serão escoltadas em caravanas pelos irmãos capuchinhos. Durante a permanência da relíquia nos templos e nas comunidades da ordem, haverá Missas e confissões.

Confira também: