Religiosas do Sagrado Coração de Maria peregrinaram 150 km a pé de Lisboa ao Santuário Fátima para marcar os 150 anos de presença da ordem em Portugal. A peregrinação tinha como objetivo agradecer pela proteção de Nossa Senhora às irmãs durante a pandemia e pedir novas vocações.

A irmã Teresa Nogueira e a irmã Conceição Pereira, junto com o colaborador Francisco Costa saíram no dia 21 de julho da capital portuguesa e chegaram no dia 25 ao santuário mariano de Fátima. Durante os 4 dias de caminhada, as irmãs se conectavam com outras religiosas através das redes sociais para partilhar a experiência.

“As 15h30 de cada dia foram o momento alto, conseguíamos ligar-nos online com várias casas e comunidades da congregação, com irmãs espalhadas pelo mundo, mas também com colaboradores que se juntavam e, ali através das plataformas digitais, fazíamos o ponto da situação da peregrinação e rezávamos o terço em conjunto”, recorda irmã Teresa, de 59 anos de idade, atual provincial do Instituto.

A chegada das irmãs foi transmitida online para todas as irmãs e colaboradores, a partir do espaço da colunata do santuário.

O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria foi fundado pelo sacerdote Jean Gailhac em 24 de fevereiro de 1849, em Béziers, França, com o intuito de brindar um cuidado especial “às mulheres marginalizadas e doentes”. Em Portugal, as consagradas estão presentes em 38 comunidades, encarregando-se de lares de acolhida, projetos de catequese e colégios.

Confira também: