Pela primeira vez desde sua inauguração, o Santuário de Fátima não contará com peregrinos no seu recinto devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19 em Portugal. Entretanto, Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor deste Santuário Mariano, pede aos fiéis que se unam ao evento colocando velas nas janelas de casa, recordando a tradicional “procissão das velinhas” e acompanhando a oração nos canais do Santuário na internet e nas redes sociais.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o padre Cabecinhas em nota divulgada na página web do Santuário de Fátima, na qual convida os fiéis a acenderem, na noite do dia 12 de maio, a partir das 21h30, uma vela nas janelas de suas casas, repetindo assim um dos gestos mais icónicos das celebrações em Fátima e criando um manto de luz por todo o país.

Tradicionalmente, na noite do dia 12 de maio, véspera do aniversário das Aparições, têm início as celebrações da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima com o Lucernário, que congrega milhares de fiéis em torno da Capelinha das Aparições, localizada no pátio do Santuário Mariano português; logo em seguida realiza-se a oração do Rosário com os fiéis e tem lugar a conhecida Procissão das Velas seguindo a imagem da Virgem de Fátima. Após a Missa do dia 13, as celebrações terminam com a tradicional “procissão do adeus”.

“Neste maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo. Celebraremos, em festa, a primeira Aparição de Nossa Senhora neste lugar, a onde veio para deixar uma mensagem de esperança, num tempo que também era marcado por tantas tribulações. <>, disse Nossa Senhora a Lúcia. Que esta esperança , que deve ser marca presente em cada cristão, nos dê alento e nos guie até ao dia em que vamos, por certo, voltar a poder estar todos reunidos na Cova da Iria para, juntos,  celebrarmos a nossa fé” diz a mensagem do Padre Carlos Cabecinhas.ão>

O Santuário indicou ainda que as celebrações destes dias 12 e 13 de maio decorrerão no Recinto de Oração, o qual estará fechado ao público “devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis”.

Entretanto, os fiéis poderão acompanhar os eventos em tempo real no canal do youtube do Santuário, no site oficial http://www.fatima.pt ou na página do Santuário no Facebook (@SantuarioFatima).

O tema da Peregrinação Internacional deste maio é o convite a “Dar graças por viver em Deus” e evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos ao 13 de maio de 1917.Já no dia 13, "a habitual oração do Rosário começa às 9h00, na Capelinha das Aparições e às 10h00 será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima”, informa também o Santuário.

As missas com a participação do público em todo Portugal devem ser retomadas a partir do dia 30 e 31 de maio, observando normas de cuidado estipuladas pela Conferência Episcopal Portuguesa com o fim de seguir combatendo o surto de Covid-19 que até o momento cobrou a vida de 1163 pessoas no país.

Para assistir através do Youtube à tradicional Procissão das Velas e acompanhar a oração do Rosário, acesse: https://www.youtube.com/channel/UCOAjX8pc2fY1S5AqsXvZywg/featured

Confira também: