O cardeal Reinhard Marx disse que a decisão do papa Francisco de não aceitar sua renúncia como arcebispo católico de Munique e Freising é um "grande desafio". Marx fez o comentário na quinta-feira, dia 10 de junho, horas depois que o Vaticano publicou a carta do papa pedindo ao cardeal de 67 anos que ficasse à frente da arquidiocese no sul da Alemanha.

“Acho a decisão do papa um grande desafio”, disse o cardeal em um comunicado no site da arquidiocese. “Voltar simplesmente à agenda não pode ser o caminho para mim nem para a arquidiocese”.

"Não esperava que ele reagisse tão rapidamente e não esperava sua decisão de que eu deveria continuar meu serviço como arcebispo de Munique e Freising," declarou Marx.

O cardeal é membro do conselho de cardeais do papa e coordenador do Conselho para a Economia da Santa Sé. Até o ano passado, ele era presidente da conferência dos bispos católicos alemães.

Marx renunciou através de uma carta de 21 de maio ao papa. “Sem dúvida, estes são tempos de crise para a Igreja na Alemanha”, escreveu ele então. “No entanto, esta crise também foi causada pelo nosso próprio fracasso, pela nossa própria culpa. Isso se tornou cada vez mais claro para mim olhando para a Igreja Católica como um todo, não apenas hoje, mas também nas últimas décadas”.

“Minha impressão é que estamos em um beco sem saída que, e esta é minha esperança pascal, também tem o potencial de se tornar um ponto de inflexão.”

Como motivo da renúncia Marx afirmou: “É importante para mim compartilhar a responsabilidade pela catástrofe do abuso sexual cometido por oficiais da Igreja nas últimas décadas”.

Respondendo à recusa do papa de sua renúncia, Marx disse estar “comovido com a compreensão e o tom muito fraterno” da carta do papa, “sinto o quanto ele entendeu e aceitou meu pedido. Em obediência, aceito sua decisão, como prometi a ele.”

Escrevendo em espanhol, Francisco disse a Marx: “Se você se sente tentado a pensar que, ao confirmar sua missão e não aceitar sua renúncia, este bispo de Roma (seu irmão que o ama) não o entende, pense no que Pedro sentiu diante do Senhor quando, à sua maneira, o apresentou com sua resignação: 'Afasta-te de mim, pois sou um pecador', e ouve a resposta: 'Pastoreie minhas ovelhas.' ”

Confira também: