Quando Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos em Fátima, ela prometeu que se cumpríssemos as condições necessárias para reparar os danos ao seu Imaculado Coração, ela nos assistirá na hora de nossa morte para a nossa salvação.

No dia 13 de julho de 1917, em Fátima, Portugal, em sua terceira aparição aos três pastorinhos, entre eles a Irmã Lúcia, a Virgem Maria advertiu à humanidade que, se não se arrependesse, Deus castigaria o mundo por seus crimes através da guerra, fome, perseguição à Igreja e ao Papa.

Depois, a Mãe de Deus disse que “para o impedir, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Se a humanidade cumprisse com o seu pedido, prometeu que a Rússia se converteria e teria paz, e anunciou que ao final, depois de muito sofrimento no mundo, “meu Imaculado Coração triunfará”.

Em 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora cumpriu sua promessa e voltou a aparecer aos pastorzinhos para pedir a comunhão reparadora dos primeiros sábados.

Irmã Lúcia contou que a Virgem apareceu ao lado do Menino Jesus e mostrou-lhe com uma das mãos “um coração rodeado de espinhos”, enquanto o Menino lhe disse: “Tende compaixão do Coração da tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos continuam lhe cravando, sem haver quem faça um ato de reparação para arrancá-los”.

Em seguida, a Virgem anunciou sua promessa de salvação da humanidade: “Olha, filha minha, meu Coração, está cheio de espinhos que os homens ingratos me cravam continuamente com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que todos aqueles que durante cinco meses, no Primeiro Sábado, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem o Rosário e me fizerem quinze minutos de companhia, meditando os quinze mistérios, com o desejo de desagravo, eu prometo assistir-lhes na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação de suas almas”.

Em 1939, Irmã Lúcia advertiu “que o mundo tenha paz ou guerra depende da prática desta devoção, junto com a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Por isso, desejo tão ardentemente a sua propagação, até porque esta é também a vontade da nossa querida Mãe do Céu”.

O Coordenador do Apostolado Mundial de Fátima na África, Michael Ogunu, explicou ao National Catholic Register 4 chaves para cumprir as condições da “Comunhão de Reparação dos Primeiros Sábados” e assim obter a graça que Maria nos prometeu.

1. Confessar-se e receber a Sagrada Comunhão

No dia 15 de fevereiro de 1926, só o Menino Jesus apareceu à Irmã Lúcia e perguntou-lhe se a devoção ao Imaculado Coração de Maria estava sendo propagada. A religiosa disse-lhe que era difícil para algumas pessoas se confessarem no primeiro sábado e perguntou se elas poderiam ter oito dias para cumprir com o que Maria Santíssima pediu.

Jesus respondeu: “Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria”.

2. Rezar o terço o melhor que puder

As cinco dezenas do terço podem ser rezadas em qualquer momento ou lugar, mas como é costume participar da missa para receber a comunhão, um momento e lugar muito desejável seria antes ou depois da eucaristia, na presença do Santíssimo Sacramento.

A meditação dos mistérios, segundo a capacidade de cada um, é condição essencial para a oração do terço. É importante lembrar que distrações involuntárias não prejudicam a oração do terço, se a pessoa estiver fazendo o melhor que puder.

3. Acompanhar a Virgem Maria por 15 minutos

Irmã Lúcia de Fátima confirmou que além do terço, são necessários 15 minutos exclusivos de meditação para acompanhar a Virgem Maria. Dom José Correia da Silva também o disse no Calendário oficial do Santuário de Fátima de 1940 e deu um conselho.

Dom José Correia da Silva disse que embora seja possível acompanhar Maria meditando sobre “um ou mais mistérios”; inclusive “todos, juntos ou separadamente, segundo a devoção de cada um [...] é preferível meditar sobre um mistério a cada mês”.

Michael Ogunu disse que, assim como na oração do terço, esta meditação pode ser feita a qualquer hora ou em qualquer lugar durante cada sábado. No entanto, um momento e um lugar muito apropriados também seriam a presença do Santíssimo Sacramento antes ou depois da missa.

Algumas pessoas perguntam se rezar o terço durante 15 minutos cumpriria com este pedido, Oguno disse que “se a meditação for feita de forma proveitosa, parece que assim seria”. No entanto, destacou que é melhor “ler meditativamente sobre um dos 15 mistérios, que é uma forma de oração mental que implica ler com pausas frequentes para refletir sobre o tema lido”.

4. Querer reparar seu Imaculado Coração

Mais em

Lembre-se de que todas as condições devem ser cumpridas com o propósito de reparar o Imaculado de Maria; No entanto, se você esquecer, existe uma solução excepcional.

Quando o Menino Jesus visitou a Irmã Lúcia em 1926, ela perguntou-lhe: "Meu Jesus, o que acontece com aqueles que se esquecem de fazer a intenção?" Jesus respondeu: "Podem fazê-lo na sua próxima confissão, aproveitando a primeira oportunidade para se confessar".

Confira também: