Na missa da Quarta-feira de Cinzas que marca o início da Quaresma, o padre e os ministros que o ajudam falam uma fórmula quando impõem as cinzas na testa dos fiéis.

O padre Samuel Bonilla, conhecido como “Padre Sam”, disse que na Igreja Católica “normalmente cada fórmula tem uma resposta”, por exemplo, ao receber a comunhão, o padre diz “o Corpo de Cristo” e o fiel que o recebe diz “Amém”.

No caso do início da Quaresma, o padre disse que o Missal Romano indica que “em seguida, o sacerdote impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, dizendo a cada um: ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho’ (cf. Mc 1,15) ou: ‘Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar’ (cf. Gen 3,19)”.

Este documento, disse o padre Sam, “não indica nenhuma resposta. O que nos leva a concluir que não se responde nada, porque se houvesse resposta, seria especificada”, disse.

“Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu.

Confira também: