O Pew Research Center publicou um estudo que revela que uma grande percentagem dos cristãos na Europa ocidental não pratica a sua religião e são a favor do casamento homossexual e do aborto.

“A Europa Ocidental, onde se originou o catolicismo e o cristianismo protestante, nos quais se baseou a maior parte da sua história, se tornou uma das regiões mais seculares do mundo”, assegurou o centro de pesquisa com sede em Washington, Estados Unidos, na introdução do seu estudo publicado em 29 de maio.

Neste contexto, a pesquisa realizada com 24.599 adultos em 15 países da Europa Ocidental mostra que 18% da população da Europa são cristãos que participam regularmente da igreja, que há 46% de cristãos não praticantes, 24% sem nenhuma religião e 5% pertencem a outras religiões.

Por outro lado, em média, na Europa, 52% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 58% a favor do casamento gay; 85% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 80% a favor do casamento gay.

A pesquisa de Pew explica que uma esmagadora maioria de cristãos "não praticantes" e cristãos "não afiliados" a nenhuma religião são a favor das uniões entre pessoas do mesmo sexo e do aborto. Essa tendência se refletiu nos referendos realizados na Irlanda sobre o casamento gay em 2015 e sobre o aborto em 25 de maio deste ano.

Além disso, sustenta que em alguns países não há muita diferença na posição que têm sobre estes temas os cristãos que raramente participam da igreja e os adultos sem afiliação religiosa.

A pesquisa também mostra que, embora os cristãos que frequentam a igreja sejam mais conservadores nesses temas, também há apoio substancial – e em muitos países, apoio majoritário – ao aborto legal e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Cifras sobre aborto e uniões homossexuais nos países da Europa

A seguir, as percentagens de cada país:

Espanha: 49% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 59% a favor do casamento gay; 73% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 79% a favor do casamento gay.

Itália: 47% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 44% a favor do casamento gay; 79% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 70% a favor do casamento gay.

Portugal: 45% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 43% a favor do casamento gay; 67% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 64% a favor do casamento gay.

Irlanda: 42% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 43% a favor do casamento gay; 81% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 80% a favor do casamento gay.

Inglaterra: 65% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 63% a favor do casamento gay; 86% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 83% a favor do casamento gay.

Alemanha: 54% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 53% a favor do casamento gay; 84% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 82% a favor do casamento gay.

França: 64% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 59% a favor do casamento gay; 85% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 78% a favor do casamento gay.

Holanda: 51% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 60% a favor do casamento gay; 90% dos "não praticantes" são a favor do aborto e a mesma quantidade é a favor do casamento gay.

Suíça: 59% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 58% a favor do casamento gay; 80% dos "não praticantes" são a favor do aborto e a mesma quantidade é a favor do casamento gay.

Bélgica: 74% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 66% a favor do casamento gay; 84% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 83% a favor do casamento gay.

Áustria: 46% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 42% a favor do casamento gay; 86% dos "não praticantes" são a favor do aborto e a mesma quantidade é a favor do casamento gay.

Mais em

Dinamarca: 80% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 74% a favor do casamento gay; 94% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 87% a favor do casamento gay.

Finlândia: 52% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 30% a favor do casamento gay; 89% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 62% a favor do casamento gay.

Noruega: 41% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 42% a favor do casamento gay; 86% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 72% a favor do casamento gay.

Suécia: 79% dos cristãos que frequentam regularmente a igreja são a favor do aborto e 65% a favor do casamento gay; 96% dos "não praticantes" são a favor do aborto e 90% a favor do casamento gay.

Confira também: