Cracóvia será sede da Jornada Mundial da Juventude em 2016. O anuncio foi feito hoje, 28, pelo Papa Francisco, na Missa de Envio, em Copacabana. Em homenagem ao criador da Jornada Mundial da Juventude e que será santificado este ano, o beato João Paulo II.

João Paulo II foi ordenado Bispo Auxiliar de Cracóvia em 4 de julho de 1958 e passou a ser Arcebispo em dezembro de 1962. Nomeado Cardeal aos 47 anos de idade, o então Arcebispo Karol Józef Wojtila presidiu sua sede em meio ao ateísmo militante do regime comunista, até sua eleição como Sumo Pontífice em 16 de outubro de 1978.

Ainda que não seja a capital do país, Cracóvia é um centro urbano de três milhões de habitantes, considerado o coração cultural, artístico e espiritual da Polônia.

Terra natal de reis, artistas, filósofos e santos, é também a cidade onde viveu e morreu a Santa Faustina Kowalska, vidente e apóstola da Divina Misericórdia. Na verdade, é na colina Lagiewniki, em Cracóvia, que fica o santuário mundial da Divina Misericórdia.

Rica história, joias arquitetônicas e igrejas católicas, a cidade do Sul polonês geralmente tem temperaturas moderadas, entre 19 e 24 graus durante o verão, quando será realizada a próxima JMJ.

Cracóvia será sede do Campeonato Mundial de Vôlei, no ano que vem, e do Campeonato Europeu de Handebol, também em 2016.