A procissão da noite da Romaria da Penha em João Pessoa (PB) volta a acontecer depois de dois anos interditada pelas medidas impostas de combate à covid-19.

A 259ª Romaria da Penha começa amanhã (19) e segue até 27 de novembro. A procissão, um dos pontos altos do evento, será no sábado 26. Os fiéis percorrem cerca de 14 km, durante aproximadamente seis horas.

Segundo o reitor do santuário de Nossa Senhora da Penha, monsenhor Nereudo Freire Henrique, a Romaria da Penha é o maior evento religioso do Estado da Paraíba. Na última edição, em 2019, 500 mil pessoas participaram da procissão, segundo dados da Polícia Militar.

“Creio que seja um dos maiores do Nordeste. Aqui tem um diferencial, a procissão ocorre no período da noite, saindo do centro da cidade, da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, vem 14 quilômetros e chega por volta das 3h30 no bairro da Penha, onde tem a grande celebração. Então, é uma experiência interessante tanto pela quantidade de pessoas como pelo percurso ser à noite”, disse à ACI Digitial.

A procissão do dia 26 de novembro sairá às 22h da igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Após a chegada ao santuário da Penha, às 4h será celebrada a missa campal pelo arcebispo da Paraíba, dom frei Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Monsenhor Nereudo Freire recordou que a devoção à Nossa Senhora da Penha em João Pessoa remonta ao século XVIII. “Aqui, é uma área de praia, tem um penhasco. Em 1762, um grupo de portugueses navegava pelo litoral e teve uma tempestade”, conta o padre. “Eles tinham uma devoção a Nossa Senhora da Penha e, pela situação e agitação do mar, clamaram a Nossa Senhora. Disseram que, caso conseguissem superar aquele momento difícil, teriam o propósito de erguer uma capela dedicada à Nossa Senhora da Penha. Em 1763, conseguiram construir uma pequena capela e começou a devoção”, contou.

Segundo o reitor, desde então, “a cada ano, a devoção vai aumentando. Hoje, temos pessoas vindas do Brasil inteiro e também de outros países. Recentemente, encontrei um casal que veio da Itália agradecer por uma promessa feita por uma senhora”, disse.

A Romaria da Penha acontece todos os anos no último domingo de novembro. A programação começa amanhã (19), com hasteamento da bandeira e procissão com a imagem de Nossa Senhora da entrada do bairro da Penha até o santuário. Às 19h30 a missa será celebrada pelo bispo de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros. No domingo (20), haverá missas às 7h, 9h e 17h. Entre os dias 21 e 25, as missas serão celebradas às 19h30. No dia 27 de novembro, além da missa às 4h, haverá celebrações às 7h, 9h e 17h.

“Temos a alegria de convidar todos os romeiros, devotos e devotas, primeiro para uma experiência pessoal, o encontro com Jesus sempre pela intercessão de Nossa Senhora, aqui aclamada como Nossa Senhora da Penha. Acreditamos que o novenário, que começa amanhã, é um momento de graça, de conversão, em que cada devoto vem agradecer a Nossa Senhora e, ao mesmo tempo, assumir o propósito de caminhar com seu filho Jesus”, disse monsenhor Nereudo Freire.

Confira também: