A Santa Sé emitiu ontem (15) o decreto de validade jurídica do material enviado para o processo de beatificação de dom Hélder Câmara. Ele foi arcebispo de Olinda e Recife (PE) de 1964 a 1985 e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Agora, terá início o processo para reconhecimento das virtudes heroicas de dom Hélder e, posteriormente, ele poderá ser declarado venerável.

O anúncio foi feito ontem pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, no encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu de 11 a 15 de novembro, na capital pernambucana. Dom Saburido leu um comunicado enviado pelo vice-postulador da causa de dom Hélder, frei Jociel Gomes.

“Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o decreto de validade jurídica do processo de dom Hélder Câmara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na arquidiocese foram aprovados pelo dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o papa poderá declará-lo ‘venerável’”, diz o comunicado de frei Jociel Gomes.

Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE). Em 1923, ingressou no seminário de Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1931.

Em 3 de março de 1952, foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ). Naquele mesmo ano, Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ocupou o cargo de secretário-geral dessa conferência até 1964.

Em 12 de março de 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, função que ocupou até 1985, quando teve seu pedido de renúncia por idade aceito. Segundo o site da arquidiocese pernambucana, dom Helder “organizou mais de quinhentas comunidades eclesiais de base (CEBs), fortalecendo a atuação social da Igreja junto aos mais pobres”.

As CEBs surgiram por volta do final da década de 1960, promovendo a opção preferencial pelos pobres, e foi promovida por intelectuais ligados à Teologia da Libertação.

Dom Hélder Câmara morreu em 27 de agosto de 1999, em Recife, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda.

O processo de beatificação de dom Hélder Câmara foi aberto em 2015, após parecer favorável da Santa Sé, conferindo ao arcebispo o título de servo de Deus. Teve início, então, a fase diocesana, concluída em 2018, com a elaboração de material de milhares de páginas com documentos comprobatórios, laudos, pareceres e testemunhos coletados, que foram encaminhados à Santa Sé. Em maio deste ano, um novo acervo com manuscritos e transcrições de programas radiofônicos apresentados por dom Hélder foi enviado ao dicastério para as Causas dos Santos.

Agora, está em andamento a fase romana do processo. Se forem reconhecidas as virtudes heroicas do arcebispo, ele pode ser declarado venerável. Em seguida, é necessária a comprovação de um milagre pela intercessão dele para que seja proclamado beato. Posteriormente, é preciso a comprovação de outro milagre para que se torne santo.

Confira também: