O papa Francisco falou da importância de ouvir o Espírito Santo aos participantes do Capítulo Geral da Congregação dos Missionários de Mariannhill recebeu em audiência na manhã de hoje (20).

Falando sobre a sinodalidade, o papa disse que “este caminho eclesial pretende promover a comunhão, a participação e o compromisso missionário de todos os batizados, através de um processo de discernimento espiritual centrado no encontro, na escuta e na reflexão, a fim de alcançar uma abertura cada vez maior à novidade do Espírito e suas sugestões”.

Segundo Francisco, “um elemento essencial do caminho sinodal é o desenvolvimento de um maior senso de corresponsabilidade dos fiéis leigos pela vida e futuro da Igreja”.

“Se a sinodalidade à qual a Igreja é chamada em nosso tempo exige caminhar juntos e escutar juntos, certamente a primeira voz que devemos ouvir é a do Espírito Santo”, disse o papa. “Uma constante conversão pastoral, que possa encontrar expressão em toda dimensão da vida e da atividade de sua Congregação, desde a formação sacerdotal e espiritual dos leigos até o planejamento concreto de projetos apostólicos”.

Em seguida, falou sobre o obelisco da Praça de São Pedro e lembrou que "só pôde ser salvo de cair no último momento derramando água nas cordas".

O obelisco que está hoje no centro da praça de São Pedro, no Vaticano, foi posto lá em 1586. Com 25 metros de altura, o monumento exigiu a instalação de grandes andaimes e do trabalho de cerca de 900 homens e 75 cavalos. O papa Sixto V ordenou que ninguém falasse durante o trabalho para que as instruções do coordenador pudessem ser ouvidas. Com o calor do sol de verão e do atrito nas cordas, elas começaram a fumegar. Um marinheiro que participava do trabalho então desobedeceu a regra do papa e gritou: “Água nas cordas”. Foi que salvou o monumento. 

“Hoje, como sempre, a água do Espírito Santo é necessária, não só para fazer o trabalho de nossas mãos florescer, mas sobretudo para amaciar o terreno duro de nossos corações”, disse Francisco. “A maciez da caridade, nada de corações endurecidos, nenhum fechamento, mas caridade próxima e a palavra suave que o Espírito inspira quando trabalha num coração”.

Confira também: