O Parlamento da Hungria elegeu esta quinta-feira (10) Katalin Novak, casada, mãe de três filhos e defensora da vida, presidente. É a primeira mulher a ocupar o cargo no país.

Novak recebeu 137 votos e o candidato da oposição, o economista Pétér Róna, 51.

Novak, de 44 anos, que compareceu ao Parlamento acompanhada de sua família, tomará posse como presidente da Hungria em 10 de maio para um mandato de cinco anos.

“Não permitiremos que ninguém jogue roleta russa com nossa amada soberania, conquistada. Estou preparando ações”, disse Novak no Parlamento antes da eleição.

“Estou pronta para assumir cada um e todos os deveres que venham com esta posição. Também quero defender a paz como presidente”, acrescentou.

“Meu trabalho será elevar meus irmãos húngaros ao nível em que exista uma coesão evidente entre os húngaros. Lá, nessa altura, há paz e segurança”, destacou a presidente eleita.

"Estarei com aqueles a quem pertenço: os húngaros".

“Que haja paz, liberdade e entendimento!”, concluiu.

Em diversas ocasiões, Novak, de fé cristã, expressou sua posição em defesa da vida e da família.

Em 2018, a Hungria, com o primeiro-ministro Viktor Orban no comando, decidiu parar de financiar e credenciar universidades para seus programas de mestrado e doutorado em estudos de gênero porque essa disciplina "é uma ideologia e não uma ciência" e porque a demanda de trabalho dos graduados era "próxima de zero".

Em junho do mesmo ano, a então Ministra da Família, Juventude e Relações Exteriores da Hungria, Katalin Novak, deu uma palestra na Academia João Paulo II para a Vida e a Família, em Roma, na qual explicou como as políticas pró-família do país melhoraram a situação das famílias entre 2010 e 2017.

Ainda em 2018, em entrevista ao jornal ABC, Novak disse que as políticas pró-família “não são uma despesa mas sim um investimento para o futuro”.

Em 2019, a Hungria decidiu isentar mulheres com quatro ou mais filhos do pagamento de imposto de renda por toda a vida.

Novak então disse à BBC que "aumentar o número de nascimentos é muito difícil, porque cada vez temos menos mulheres em idade fértil".

Katalin Éva Veresné Novák nasceu em 6 de setembro de 1977.

Ela estudou Economia na Universidade Corvinus e Direito na Universidade de Szeged, incluindo estudos na Universidade de Paris Nanterre.

Começou a trabalhar no Ministério de Relações Exteriores em 2001, especializando-se na União Europeia e assuntos europeus. Em 2010 foi nomeada assessora ministerial e em 2012 foi nomeada chefe de gabinete do Ministério dos Recursos Humanos.

Em 2014 foi nomeada secretária de Estado de Assuntos da Família e da Juventude no Ministério das Capacidades Humanas, tornando-se ministra.

Ela é vice-presidente do partido Fidesz, ao qual Orban pertence, desde 2017. Fala francês, inglês e alemão.

Confira também:

Mais em