O prefeito do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrel, é um dos nomes confirmados para o Congresso Latino-americano das Famílias, promovido pela Comunidade Shalom, nos dias 26 e 27 de junho. Para o coordenador do evento, Francis Farias, a participação do cardeal representa a “proximidade do papa Francisco”.

O congresso é realizado anualmente e, nesta edição, acontecerá no contexto do Ano da Família Amoris Laetitia, convocado pelo papa Francisco, que teve início em 19 de março e segue até 26 de junho de 2022.

“Quando soubemos que o papa Francisco havia convocado o Ano da Família Amoris Laetitia, foi uma grande alegria e sabíamos que seria uma graça especial para o congresso. Nós já trabalhamos temas da exortação apostólica em dois congressos, mas neste ano estará nos temas centrais e oficinas do evento”, disse Francis à ACI Digital.

O congresso será focado na força do amor, com o lema “O amor vencerá tudo”. Segundo o coordenador, este tema foi retirado do capítulo quatro de Amoris Laetitia sobre “o amor no matrimônio”.

Trata-se, segundo Francis Farias, de “um encontro formativo para que famílias católicas possam viver à luz da fé o dom do matrimônio”. De acordo com ele, “a ideia é fazer com que os participantes possam redescobrir a vocação, vivê-la à luz da fé a sair para anunciar o Evangelho, pois essa também é uma missão das famílias”.

“Sabemos da beleza do matrimônio, das famílias, dos filhos, mas também sabemos que é algo desafiante. Por isso, queremos que as famílias possam se sentir renovadas”, afirmou.

Os temas abordados serão sobre relacionamento e espiritualidade. O cardeal Kevin Farrel falará sobre “como a Igreja vê a paternidade em Amoris Laetitia e também em Patris Corde, pois além do Ano da Família, estamos vivendo o Ano de São José”, disse Farias.

Também estarão presentes no evento Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, e Emmir Nogueira, co-fundadora. Além disso, o coordenador do congresso adiantou que haverá palestras do teólogo Robert Cheaib, que falará sobre o relacionamento conjugal, de Lúcia Studart, da Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM), entre outros.

O evento on-line é aberto a todos os interessados e reunirá famílias do Brasil e de outros países da América Latina. Durante as manhãs, os participantes acompanharão os temas centrais direto do Youtube da Comunidade Shalom ou da plataforma do evento, com inscrição gratuita. Já a programação da tarde será exclusiva para os assinantes do plano Básico e Premium, com mais de dez workshops, além de um curso para noivos.

Para mais informações sobre o congresso e inscrições, basta acessar AQUI.

Confira também: