A Igreja em Portugal tem um novo Cardeal, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, que recebeu o barrete e o anel cardinalício das mãos do Papa Francisco nesta quinta-feira, 28 de junho, como “uma carícia de Nossa Senhora”.

Juntamente com Dom Marto, outros 13 novos cardeais foram criados pelo Papa Francisco no consistório presidido na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

No momento em que o novo Purpurado português recebia as insígnias no Vaticano, no Santuário de Fátima, em Portugal, os sinos do carrilhão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário tocaram para assinalar a elevação do pastor da Diocese de Leiria-Fátima a Cardeal.

Para o agora Cardeal António Marto, esteve foi um momento único. “À medida que a gente se aproxima para ser investidos, a gente sente um peso. Parece que não sentiu antes, mas sente assim como que um peso cá dentro a dizer assim: ‘Vais assumir uma nova missão’”, contou após o consistório, segundo a Agência Ecclesia, do episcopado português.

“Mas – ressaltou – depois chega-se lá, enfim, ouve-se a oração e a fórmula da entrega das insígnias, a gente saúda o Papa e fica satisfeito”. Em seguida, indicou que o abraço do Papa Francisco transformou o momento. “Aí já estava sereno e aliviado”.

O Bispo de Leiria-Fátima contou ainda que, depois da cerimônia, antes de seguir para a Sala Paulo VI, onde aconteceu a sessão de cumprimentos, conseguiu falar por um instante com o Santo Padre, o qual lhe disse que o cardinalato “foi uma carícia de Nossa Senhora”.

“Acredito, porque eu ainda não compreendi porque é que foi”, comentou o Cardeal.

Além disso, revelou que, ao receber o barrete, “disse ao Santo Padre que Nossa Senhora e os Santos Pastorinhos agradecem o dom de Fátima”.

Por sua vez, o Núncio Apostólico em Portugal, Dom Rino Passigato, contou que o Papa lhe disse que “tomou esta decisão para honrar Nossa Senhora de Fátima”.

Em Fátima, o reitor do Santuário da Cova da Iria, Pe. Carlos Cabecinhas, expressou “grande alegria” pela criação do Cardeal Marto, ressaltando que é também uma “grande responsabilidade”.

“Está no DNA de Fátima a ligação ao Papa”, disse ao site do Santuário. Segundo ele, “esta escolha é naturalmente pessoal, mas porque Dom António é Bispo de Fátima, acaba por nos ligar ainda mais ao Santo Padre e à oração que diariamente fazemos por ele”.

Dom António Marto foi criado cardeal-presbítero com o título de Santa Maria Sopra Minerva. Esta é uma igreja de Roma que já foi atribuída, no século XIX, a outro purpurado português, o Cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Patriarca de Lisboa, que foi Bispo de Leiria.

Confira também: