Durante a Quaresma, a campanha mundial de oração pelo fim do aborto ‘40 Dias pela Vida’ vai acontecer em diferentes cidades brasileiras. A iniciativa será de 2 de março a 10 de abril. “Este é um período em que as pessoas, pelo calendário, estão mais inclinadas a aderirem à oração, ao jejum, à penitência. Com esta campanha, trazemos uma causa importante e concreta pela qual rezar”, disse Luiza Azevedo, coordenadora da iniciativa em Porto Alegre (RS).

Esta será a primeira vez que a capital gaúcha vai fazer parte da campanha. Segundo Azevedo, a decisão de participar dos ’40 Dias pela Vida’ é porque “atualmente, se vive em meio a uma batalha espiritual muito forte”, que envolve “a questão do aborto”. “Por isso, vemos a necessidade comunicar a mensagem da vida, através de nossa oração e jejum, que são meios que Deus nos deu para enfrentar o mundo”, afirmou.

“Eu sugeriria que as pessoas adotassem a oração pelo fim do aborto como um propósito quaresmal e, junto com isso, a oração pelo bem de cada um, para que cada pessoa se sinta amada por Deus e reconheça que sua dignidade é muito mais valiosa do que se pode perceber”, disse.

A campanha 40 Dias pela Vida surgiu como uma iniciativa coordenada de oração pelo fim do aborto no Texas, Estados Unidos, em 2007. Logo depois, espalhou-se por diversas cidades em todo o mundo. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014 e, neste ano, além de Porto Alegre, haverá no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e Campina Grande (PB).

Segundo os organizadores, esta é uma “iniciativa cristã pacífica, não vinculada a nenhuma denominação, centrada em 40 dias de oração, jejum, vigília”. A duração de 40 dias é baseada nos relatos da Bíblia de períodos de provação e purificação. “As pessoas que participam da vigília são de diferentes crenças, mas todas com o mesmo ideal: a intransigente defesa da vida, das duas vidas: a da mamãe e do bebê. Por isso estaremos novamente unidos a outras centenas de vigílias ao redor do mundo, para orar pelo fim do aborto”, disse a coordenadora da campanha no Rio de Janeiro, Fátima Mattos.

“Durante as campanhas coordenadas internacionalmente, já participaram mais de mil comunidades, reunindo mais de 1 milhão de voluntários de fé, que impactaram a sua realidade local”, informou o presidente de ‘40 Dias pela Vida’, Shawn Carney.

Todos os anos, acontecem duas edições da campanha, uma no período da quaresma e outra no início da primavera. Nesta Quaresma, a vigília será feita em mais de 580 cidades no mundo.

As vigílias acontecem em locais públicos como praças, em frente a hospitais, casas legislativas. “São lugares que chamam a atenção, onde as pessoas possam passar e, de alguma maneira, ter contato com a campanha”, afirmou Fátima Mattos. Geralmente, disse, os participantes ficam em “oração silenciosa”, segurando cartazes com frases como “ore pelo fim do aborto”.

A coordenadora da campanha no Rio de Janeiro contou ainda que todos os voluntários assinam um documento chamado “Declaração de Paz”. Com isso, “se comprometem a agir sempre de forma pacífica, ordeira e misericordiosa”.

Para pessoas que não podem participar presencialmente da campanha, Mattos disse que é possível se unir em oração. “Todos os dias, publicamos em nossas redes sociais uma intenção e uma oração para que as pessoas possam rezar de suas casas”.

Para saber os locais onde haverá e vigília e mais informações sobre os ’40 Dias pela Vida no Brasil’, acesse AQUI.

Confira também: