O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia de Dom Edney Gouvêa Mattoso ao governo pastoral da Diocese de Nova Friburgo (RJ), o qual havia sido apresentado pelo Prelado ao Pontífice em dezembro de 2019, por sentir-se “cansado e esgotado”.

Edney Gouvêa Mattoso nasceu em 2 fevereiro de 1957, no Rio de Janeiro (RJ), onde também foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987. Foi nomeado bispo auxiliar desta Arquidiocese em janeiro de 2005 e recebeu a ordenação episcopal em 12 de março do mesmo ano. Em 2010, foi nomeado Bispo de Nova Friburgo.

Em uma nota divulgada em 22 de dezembro de 2019, Dom Edney informou que tinha enviado ao Santo Padre em 19 de dezembro seu “pedido de renúncia como Bispo Diocesano, por amor à Igreja” e pelo seu “próprio bem espiritual”.

“Tendo examinado a minha consciência diante de Deus e o serviço que há dez anos a Igreja me confiou como Bispo Diocesano de Nova Friburgo, procurei desempenhá-lo com espírito de serviço filial à Igreja e proceder com reta intenção e discernimento pelo bem das almas, hoje quero partilhar o estado em que me encontro, sinto-me cansado e esgotado, diante de toda a situação que se arrasta deste decênio e, particularmente, nestes últimos meses”, afirmou o Prelado na nota.

Dom Edney sublinhou que, “diante dos inúmeros desafios, muitas foram as conquistas nos âmbitos pastoral, administrativo, vocacional e cultural”, citando o aperfeiçoamento da organização canônica da Diocese, a criação de foranias e a setorização das paróquias; além de projetos que deixa em andamento, como “a criação do Arquivo e do Museu Diocesano de Arte Sacra”, para o qual dispôs de seu “acervo pessoal adquirido ou recebido como obséquio”.

“Todos os projetos já executados ou aqueles que, a partir de agora, coloco sob o olhar da Providência de Deus, padeceram de incompreensões e dissabores que foram gradativamente consumindo as minhas forças”, indicou o Bispo, ressaltando que “sempre quis o melhor para Deus e para esta Igreja particular que tanto amo, porém nem sempre fui compreendido”.

Nesse sentido, Dom Edney expressou que apresentou seu pedido de renúncia ao Papa Francisco, “em respeito às pessoas que me ajudaram nesses tempos e a tantos irmãos e irmãs que tive a alegria de visitar, quer nas matrizes paroquiais ou nas inúmeras capelas espalhadas pelo território diocesano, e para evitar que meu desgaste emocional e psicológico possa atrapalhar ou retardar o crescimento do Reino de Deus nesta diocese”.

“Constantemente o Papa Francisco ensina aos Bispos e Sacerdotes que precisam viver o desprendimento de experimentar a despedida como exercício da liberdade interior. E, com esta carta, assim manifesto meu sincero desejo de viver esta nova etapa na minha entrega a Deus”, disse.

Por fim, o agora bispo emérito de Nova Friburgo pediu perdão “aos que magoei ou se, porventura, inconscientemente minhas debilidades não souberam acolher”, além de recorrer “ao Pai das Misericórdias, que perdoe as minhas faltas e ilumine meu novo caminhar”.

O Prelado também expressa seu agradecimento e orações “em favor de todos”, pedindo também que rezem por ele.

Como explica a Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB), com a renúncia de Dom Edney, o agora bispo emérito “fica desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida”.

Ao acolher o pedido de renúncia de Dom Edney Mattoso, o Papa Francisco também nomeou como Administrador Apostólico para a Diocese de Nova Friburgo Dom Paulo de Conto, Bispo emérito de Montenegro (RS), o qual fica à frente desta igreja particular até a nomeação de um novo Prelado.

Confira também: