Ao celebrar hoje a festa da Virgem de Guadalupe, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, alentou aos comunicadores católicos a trabalhar sempre por "pôr ao Senhor Jesus Cristo no coração da sociedade da informação".

Depois de afirmar em sua mensagem a RIIAL e aos comunicadores católicos da América Latina, o Arcebispo precisou que o recente Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus "lembrou-nos vividamente que Deus se revelou a nós como Amor de maneira plena em Cristo, e que toda missão evangelizadora é comunicação, como o é a Igreja mesma. Portanto corresponde a todos –como discípulos e missionários– ser peritos comunicadores dessa Palavra que recebemos em nossos corações".

Seguidamente mencionou alguns dos desafios que devem encarar os comunicadores católicos como o crescente uso de Internet, os telefones móveis; entre outros, e as novas realidades que vão surgindo com eles. "As mudanças neste campo nos interpelam –prosseguiu–. É urgente incluir os que não participam deste diálogo, e também atuar como pontes entre as gerações: as que nasceram e cresceram no mundo da palavra e do texto, e os chamados 'nativos digitais', que já não compreendem modelos anteriores e têm que ser também alcançados pela Palavra do Senhor".

Depois de lembrar que "resulta particularmente oportuno o tema que o Papa Bento XVI escolheu para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2009: 'Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade'", o Arcebispo alentou a que "a exemplo de São Paulo de Tarso, o grande comunicador que usou os meios de seu tempo, assumamos em cada caso a tecnologia adequada sem escravidões, com liberdade e valentia, atuando como agentes de sentido e servidores de nossos irmãos nesta nova cultura".

Finalmente Dom Celli fez votos para que "neste tempo de Advento e no próximo Natal do Senhor, Nossa Senhora de Guadalupe, excelsa comunicadora, siga protegendo nossa vida pessoal e profissional".