O papa Francisco nomeou novos responsáveis para a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), órgão da Cúria Romana que assessora as Igrejas locais do continente latino-americano.

Nesta segunda-feira, 26 de julho, foram publicadas as nomeações de Rodrigo Guerra López, como Secretário da CAL e como Chefe-de-gabinete do órgão, a argentina Emilce Cuda.

Guerra, nasceu na Cidade do México em 4 de agosto de 1966 e desde 2017 é membro da Pontifícia Academia para a Vida. Ele substitui o professor Guzmán Carriquiri, atual embaixador do Uruguai junto à Santa Sé.

O novo Secretário é formado em Filosofia pela Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla, no México, pós-graduado pela Universidade Ibero-americana e PhD em Filosofia, com distinção Summa cum Laude, pela Academia Internacional de Filosofia de Liechtenstein.

Ao longo de sua carreira acadêmica, desempenhou cargos em instituições científicas do Vaticano, México, Argentina, Colômbia e Chile. Além disso, publicou artigos e livros sobre antropologia da ética, bioética e filosofia social. É professor convidado da Pontifícia Universidad Javeriana em Bogotá, do Instituto de Filosofia Edith Stein, na Espanha e palestrante nas “Karol Wojtyla Memorial Lectures”, promovidas pela Universidade Católica de Lublin.

A nova chefe-de-gabinete da CAL, Emilce Cuda, é professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina e da Universidade Saint Thomas Aquinas, nos Estados Unidos. Ela substitui Julio César Caballero Moreno, nomeado embaixador da Bolívia junto à Santa Sé.

Cuda ficou conhecida pelo seu livro “Para leer a Francisco. Teología, ética y política” (Para ler Francisco. Teologia, ética e política, em tradução livre), publicado em 2014 na Argentina. Ela aparece com frequência em conferências e webinars, falando principalmente sobre questões sociais e a economia no pensamento do papa Francisco.

A Pontifícia Comissão para a América Latina foi fundada em 1958 pelo Papa Pio XII para “aconselhar e ajudar as Igrejas particulares na América Latina” e “estudar as questões que dizem respeito à vida e ao progresso destas Igrejas”.

Confira também: