A Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores está fazendo esta semana uma nova Assembleia Plenária no Vaticano, que terminará em 29 de abril com uma audiência com o papa Francisco.

Segundo comunicado oficial, o trabalho destes dias está delineando “os próximos passos em sua assistência às Igrejas locais na elaboração e aplicação de estratégias e diretrizes de proteção, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento das vítimas e sobreviventes dos abusos”.

Por ocasião da promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, sobre a reforma da cúria romana em 19 de março, o presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, cardeal Sean O'Malley, explicou como isso influenciará o trabalho que fazem contra os abusos na Igreja.

A nova constituição apostólica "sobre a cúria romana e seu serviço à Igreja no mundo" entrará em vigor em 5 de junho de 2022, solenidade de Pentecostes, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Entre as mudanças previstas na Praedicate Evangelium , destaca-se que a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores será estabelecida dentro do Dicastério para a Doutrina da Fé e seu objetivo será "fornecer ao Romano Pontífice conselho e assessoria e propor as iniciativas mais adequadas para a proteção de menores e pessoas vulneráveis”.

Nesse sentido, o cardeal O'Malley destacou em um comunicado oficial que, com essa mudança, "pela primeira vez, o papa Francisco fez da salvaguarda (safeguarding) e proteção dos menores uma parte fundamental da estrutura do governo central da Igreja: a cúria romana".

“Vincular a comissão mais estreitamente com o trabalho do novo 'Dicastério para a Doutrina da Fé' representa um avanço significativo na melhora do lugar e o mandato da comissão, que só pode levar a uma cultura mais forte de salvaguarda em toda a cúria e toda a Igreja”, disse então o cardeal.

Da mesma forma, o cardeal O'Malley descreveu que a pontifícia comissão manterá "seu status de órgão separado dentro do dicastério" e terá "acesso direto ao Santo Padre", além de ter "sua própria direção e equipe".

Por último, “a renovada e reafirmada pontifícia comissão terá um papel cada vez mais incisivo para garantir que a Igreja seja um lugar seguro para as crianças e as pessoas vulneráveis”, disse O’Malley, que também faz parte do conselho de cardeais que assessora o papa Francisco.

Confira também: