O papa Francisco enviou uma resposta à carta do piauiense Ismael Cândido de Santana. Ismael Cândido enviou uma carta ao papa no dia 6 de julho deste ano preocupado com a saúde de Francisco, que sofre com dores no joelho direito e no quadril.

“Chegaram a anunciar a possibilidade de renúncia da condição de Papa, aí eu disse: ‘é a minha vez de entrar’. Escrevi uma carta dando como testemunho a minha fratura da Tíbia, jogando bola no seminário. Eu era ponta-esquerda. Eu vou entrar nessa história com o meu humilde depoimento”, disse Ismael ao portal o Dia.

O papa respondeu Ismael Cândido através de seu assessor para assuntos gerais da Secretaria da Santa Sé, monsenhor Luigi Roberto Cona, no dia 7 de setembro deste ano: “O Santo Padre viu com apreço as suas cartas, dos passados dias, 6 e 31 de julho, com as quais lhe exprimia preocupação pela sua saúde, sentimentos de estima e formulava votos pelos bons frutos espirituais do seu ministério de Pastor da Igreja de Cristo presente no mundo inteiro”.

“O papa Francisco deseja felicidades para o senhor Ismael, invocando para a sua família, de modo particular à sua esposa Wallene e ao seu filho Álvaro, a abundância das graças divinas, a fim de viverem constante e fielmente a condição de cristãos como bons filhos de Deus e da Igreja, ao enviar-lhes, a Bênção Apostólica, pedindo que não se esqueçam de rezar por ele”.

Em 30 de maio de 2022, ao receber vários peregrinos da Eslováquia no Vaticano, na sala Paulo VI Francisco deu a bênção aos fiéis e antes de saudá-los contou que ele tinha “um problema”.

“Essa perna não está boa, não funciona e o médico me pediu para não andar. Eu gosto de andar, mas dessa vez preciso obedecer ao médico. Por isso, peço-lhes o sacrifício de subirem as escadas e eu os saúdo daqui, sentado. É uma humilhação, mas eu a ofereço pelo país de vocês. Obrigado”, disse o papa.

 

Confira também: