Apenas 15% dos alemães consideram que frequentar e participar da vida de suas igrejas é um enriquecimento para sua vida espiritual. Este é o resultado de uma pesquisa do instituto de sondagens "INSA Consulere", realizada a pedido do jornal "Die Tagespost". Em contraste, uma maioria de 60% pensa o contrário, e afirmaram que a igreja não os enriquece espiritualmente. Os outros 14% não opinaram.

A pesquisa foi feita entre católicos e protestantes e a frase que os participantes foram convidados a concordar ou discordar era a seguinte: “Eu acredito que a Igreja é um enriquecimento para minha vida espiritual.”

Apenas 13% dos entrevistados na faixa de idade de 18 a 29 anos e de 50 a 59 anos concordam com a afirmação. Pessoas de 30 a 49 anos estão na mesma média, com um grau de concordância de 15%. As pessoas com mais de 60 anos foram as que mais concordaram que a Igreja enriqueceu suas vidas espirituais (18 por cento).

Os números referentes aos participantes católicos resultam preocupantes e confirmam a tendência de descontentamento dos fiéis com a Igreja alemã. Recorda-se que no dia 11 de março deste ano, um sondagem também encomendada pelo Tagepost revelou que “um em cada três Católicos da Alemanha pensa em deixar a Igreja”.

Dos entrevistados católicos, 24% veem a Igreja e a participação na vida da Igreja como um enriquecimento para sua própria vida espiritual. Entretanto, 49% dos batizados alemães pensam o contrário.

Na pesquisa foram entrevistados 2.171 adultos entre os dias 9 e 12 de abril.

Confira: