Justo Aznar, diretor do Instituto de Ciências da Vida e do Observatório de Bioética da Universidade Católica de Valência (Espanha), publicou uma análise sobre o último documento publicado pela Congregação para a Educação Católica, intitulado "Homem e mulher os criou", e o qualificou como de "valor incalculável" para ajudar os pais na educação de seus filhos na antropologia cristã.

Neste documento são oferecidas "algumas reflexões que podem orientar e apoiar todos aqueles que estão comprometidos com a educação das novas gerações, para poder abordar metodicamente as questões mais debatidas sobre a sexualidade humana, à luz da vocação ao amor, à qual toda pessoa é chamada".

Nesta análise do Observatório de Bioética da Universidade Católica de Valência, asseguram que "não há dúvida" de que a ideologia de gênero está influenciando objetivamente "o pensamento social, orientando-o a posturas opostas ao que se poderia qualificar como uma adequada antropologia cristã, o que afeta profundamente as pessoas e as famílias”.

Por isso, Aznar sublinhou que "as apreciações que são feitas, geralmente pelos grupos ideológicos de poder, nem sempre estão de acordo com o pensamento cristão" e, por isso, agradece à Congregação para a Educação Católica pela publicação deste documento, "no qual expõe explicitamente o que deve ser considerado como doutrina da Igreja Católica nesta matéria controversa".

Nesse sentido, o diretor do Instituto Ciências da Vida da Universidade Católica de Valência também assegurou que "somos muitos os católicos que vamos encontrar neste documento uma fonte de águas claras para ir formando nossa consciência em um problema tão controverso, com a segurança de que vamos caminhar pelo caminho indicado pela nossa mãe Igreja”.

Segundo explicou, a ideologia de gênero afeta diretamente a educação dos filhos, "portanto, um guia para orientar os pais sobre o que fazer neste tema delicado é um instrumento de valor incalculável para saber como proceder no dever sagrado que temos de educar nossos filhos na Fé".

Destacou que isso é importante, especialmente na Comunidade Valenciana, já que as autoridades educativas desta região “publicaram uma Guia de Educação Sexual para controlar a educação dos adolescentes e jovens em matéria sexual, guia que oferece não apenas pautas distantes de uma antropologia cristã adequada, mas que em algumas ocasiões é claramente contrária”.

"É por isso que o Documento da Congregação da Educação Católica é, neste momento, um texto de indubitável utilidade para orientar os pais católicos sobre a educação de seus filhos", afirmou.

Confira também: