A paróquia San Miguel de Soternes, na localidade de Mislata, em Valência, na Espanha, prepara um grande envio de remédios para Cuba. A ação é possível graças à solidariedade de centenas de pessoas que querem ajudar a ilha caribenha na grave situação que enfrenta.

Devido às restrições atuais, a única forma como os remédios e a ajuda humanitária podem chegar até Cuba é nas malas dos passageiros, já que o envio e transporte de barco ou avião não é permitido.

Por esse motivo, o padre Olbier Hernández, sacerdote cubano da arquidiocese de Valência, pároco de San Miguel de Soternes e delegado episcopal para as migrações, organizou uma campanha humanitária de ajuda a Cuba.

Dessa forma, pretende-se recolher “a doação de remédios, máscaras, batas e seringas, assim como doações em dinheiro e malas, já que assim não teremos que comprá-las e poderemos destinar esse dinheiro para a compra de remédios”.

O sacerdote disse que são ainda mais necessários “antibióticos, remédios para a tensão e materiais como máscaras, jalecos e seringas”. Também existe a possibilidade de enviar “material de higiene e latas de alimentos não perecíveis”.

“Continuamos recolhendo remédios e doações na paróquia e pedimos colaboração às próprias farmácias, aos seus proprietários ou amigos”, informou o sacerdote através da página da arquidiocese de Valência. Ele falou sobre a situação em Cuba, que “continua sendo crítica, sobretudo no centro e na parte leste do país, onde chega menos ajuda humanitária”.

A ação liderada pelo padre Hernández não termina com a coleta, seleção e embalagem das doações. Ele pediu a necessária a ajuda dos viajantes que planejam voar a Cuba, saindo de Madri ou Valência, para que transportem os pacotes e os entreguem a famílias, sacerdotes e médicos que colaboram com o projeto.

“Nós pagamos o excesso de peso dessas malas”, explicou o padre Hernández. Ele também pediu a “colaboração de todas as paróquias da diocese, para que façam um apelo a seus paroquianos para que doem e nos enviem remédios, ou nos coloquem em contato para ir buscá-los. Não é necessário que eles sejam classificados, porque contamos com a ajuda de médicos cubanos residentes em Valência que colaboram na rotulagem e classificação de medicamentos”.

“Qualquer ajuda agora é necessária, a situação lá é muito grave. Por isso, fazemos um apelo à solidariedade dos valencianos para que não se esqueçam do povo cubano”, disse o sacerdote.

Para ele, esta campanha “não tem data de conclusão no momento, se estenderá até o final do ano. Depois de dezembro, veremos como vai estar a situação e se poderemos continuar enviando malas com medicamentos”.

As pessoas que queiram colaborar, podem fazê-lo doando remédios, de farmácia ou os que tenham em casa, desde que estejam válidos. Podem levá-los à paróquia de San Miguel de Soterner, na rua Camino Viejo de Xirivella, 11, em Valência, no horário das 10h da manhã à 1h da tarde e das 6h da tarde às 9h da noite.

Também é possível colaborar com doações em dinheiro, através da conta bancária da paróquia de San Miguel de Soternes de Mislata ES04 2100 1432 3501 0041 9481. As novidades da campanha são publicadas na página do Facebook “Cuba solidaria”. Informações, através do e-mail ajuda.humanitaria.cuba.valencia@gmail.com.

Confira também: