O papamóvel montado em Madagascar, apresentado oficialmente na sexta-feira, 30 de agosto, foi descrito pelo Núncio Apostólico como um símbolo de esperança para o país insular do Oceano Índico que o Papa Francisco visitará em alguns dias.

"Este papamóvel, que é fruto da engenhosidade e do trabalho árduo do povo malgaxe, é um símbolo forte e uma mensagem de esperança para todos", disse o Núncio Apostólico em Madagascar, Dom Paolo Rocco Gualtieri, aos jornalistas em uma cerimônia de inauguração na capital, Antananarivo.

O Arcebispo disse que "o Papa Francisco não apenas ama, mas também recebe amor e aceita ser amado usando um carro malgaxe, o que facilitará a transmissão da mensagem do Evangelho".

O veículo, que é um modelo Mazana II da marca Karenjy, acompanhará o Papa durante sua visita a Madagascar, de 6 a 10 de setembro.

"Acho que o Papa Francisco ficará muito feliz em saudar o povo de Madagascar do papamóvel ‘Karenjy’", disse o representante do Pontífice em Madagascar.

Sobre as recomendações do Vaticano em relação às características técnicas do veículo, o chefe do departamento comercial de Karenjy, Henri Roussel, disse que a Santa Sé "solicitou o uso da cor branca e exigiu que o carro não fosse blindado".

"O carro está equipado com um motor Peugeot, como todos os outros modelos do Mazana II", disse Roussel, acrescentando que "a suspensão traseira foi reforçada e a distribuição de peso revisada para permitir que os guarda-costas acompanhem o Santo Padre".

Jean Fleurys, agente comercial de Karenjy, fez mais revelações sobre o pessoal envolvido na montagem do papamóvel, assegurando que "um total de quinze pessoas da oficina de Soatao em Fianarantsoa" trabalharam em sua construção.

"Dois desses funcionários também participaram da fabricação do papamóvel usado pelo Papa João Paulo II, em 1989", acrescentou Fleurys.

Como outros papamóveis em outros países visitados pelo Papa, o de Madagascar permanecerá no país após sua partida.

Segundo os organizadores da visita de Francisco a Madagascar, o veículo será confiado ao Arcebispo de Antananarivo.

O automóvel usado por João Paulo II, por outro lado, ainda é usado pela Diocese de Fianarantsoa, em Madagascar.

O Papa Francisco começará sua viagem apostólica à África visitando a nação sul-africana de Moçambique, em 4 de setembro.

O papamóvel que o Pontífice usará em Maputo (capital de Moçambique) foi enviado da capital do Quênia, Nairóbi, através do porto de Mombasa.

O Papa Francisco concluirá sua visita pastoral à África com a ilha de Maurício, onde chegará e partirá no mesmo dia, 9 de setembro.

Anteriormente, o Papa Francisco visitou Quênia, Uganda e República Centro-Africana em novembro de 2015; Egito, em abril de 2017; e Marrocos, em março de 2019.

Confira também: