No próximo domingo, 26 de agosto, o Papa Francisco visitará o impressionante Santuário de Nossa Senhora de Knock durante a sua viagem à Irlanda para o Encontro Mundial das Famílias (EMF).

A seguir, alguns dados que talvez você não conheça sobre o santuário e as aparições da Virgem, São José, São João Evangelista e o Agnus Dei (Cordeiro de Deus).

1. As aparições ocorreram ao mesmo tempo

Há 139 anos, aproximadamente às 20h de 21 de agosto de 1879, quinze pessoas de 5 a 74 anos presenciaram a aparição da Virgem Maria, São José, Agnus Dei e São Juan Evangelista, envoltos em uma luz brilhante dentro da paróquia do povoado de Knock.

Ao lado das figuras dos santos que estavam no centro do recinto, havia um altar grande e simples. Em cima do altar apareceu um Cordeiro olhando para o oeste e atrás dele havia uma grande cruz. Os anjos cercaram o Cordeiro durante toda a aparição.

A informação oficial do santuário indica que as testemunhas presenciaram a aparição durante uma tempestade de duas horas, enquanto rezavam o Santo Rosário.

2. O significado da aparição está na Bíblia

A aparição tem um profundo simbolismo do livro do Apocalipse. O cordeiro é Jesus. A cruz é onde se oferece o Cordeiro ao Pai como sacrifício. O altar da Missa é onde o sacrifício se torna presente.

Maria e São João estavam ao lado da cruz. São José não estava ao lado da cruz, mas agora está no Céu, a morte não pode separá-lo da Sagrada Família e dos benefícios do sacrifício de Jesus.

3. Uma comissão de investigação confirmou a aparição

Os testemunhos foram recolhidos seis semanas depois por uma Comissão de Investigação criada pelo Arcebispo de Tuam, Dom John MacHale, em outubro de 1879.

As quinze testemunhas foram examinadas e a comissão informou que o testemunho de todos, tomados juntos, era confiável e satisfatório.

Em 1936, foi criada outra comissão diante da qual compareceram os três videntes sobreviventes: Mary O'Connell (Mary Byrne), Patrick Byrne e John Curry. Os três confirmaram as suas declarações originais de muitos anos atrás.

Quando a comissão anunciou o seu relatório, milhares de doentes foram levados à Knock e os jornais locais informaram que ocorreram muitas curas extraordinárias.

4. Dois santos visitaram o Santuário de Knock

Entre os peregrinos ilustres que visitaram o santuário irlandês estão São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá.

5. O santuário não é o único templo do lugar

Mais em

Há um complexo em Knock formado por cinco igrejas, incluindo a Capela das Aparições, uma igreja paroquial e a Basílica. Também há um centro de livros religiosos, caravanas e camping, o Museu de Knock, um café e um hotel.

Os serviços no santuário incluem peregrinações organizadas, Missas e confissões diárias, unção dos enfermos, serviço de acompanhamento, orientações para saber como rezar e um ministério de jovens.

Embora a igreja original ainda esteja de pé, ao lado dela foi construída uma nova Capela das Aparições com estátuas de Nossa Senhora, São José, o Cordeiro e São João Evangelista. A Basílica de Knock é um edifício separado que mostra uma tapeçaria da aparição.

Confira também: