Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco lembrou que, em 21 de setembro, será celebrada a festa de São Mateus, apóstolo e evangelista, por isso incentivou a imitar seu exemplo de “disponibilidade” no seguimento de Jesus.

"Imitem sua disponibilidade em seguir prontamente Jesus", encorajou o Santo Padre, ao enfatizar que antes de seguir Jesus, São Mateus "era apegado ao dinheiro e vendia a própria pátria pelo dinheiro".

No entanto, quando o Senhor o chamou, "deixou todo o dinheiro para seguir Jesus". Por isso, o Papa Francisco disse que a conversão de São Mateus "deve ser um exemplo para todos, para que, como ele, possamos viver como verdadeiros discípulos do Senhor, capazes de abandonar os cálculos do mundo".

Anteriormente, durante a sua catequese semanal, o Papa Francisco refletiu sobre o livro de Atos dos Apóstolos e destacou a coragem dos apóstolos apesar da "proibição dos judeus de ensinar no nome de Cristo".

"Os Doze mostram que possuem a ‘obediência da fé’ que eles desejam despertar em todas as pessoas", destacou o Papa, explicando que, "a partir de Pentecostes, eles deixam de ser pessoas sozinhas. Vivem uma sinergia especial que os descentraliza de si mesmos e os leva a dizer: ‘nós e o Espírito Santo’ – e acrescentou – sentem que não podem dizer ‘eu’ sozinho, mas ‘nós’, o ‘Espírito Santo e nós’, são homens descentralizados de si mesmos”.

Além disso, o Pontífice reconheceu a coragem "impressionante" que os apóstolos tinham, os quais "não se deixam assustar por ninguém", mas também lembrou que nem sempre foram assim. “Pensamos que eram covardes: todos fugiram, fugiram quando Jesus foi detido... Todos. Mas, passaram de covardes a corajosos. Por quê? Porque o Espírito Santo estava com eles”, disse.

“O mesmo acontece conosco: se tivermos o Espírito Santo dentro nós, teremos a coragem de seguir em frente, a coragem de vencer muitas lutas, não por nós mesmos, mas pelo Espírito que está conosco”, encorajou o Papa.

Confira também: