Em comunicado da nunciatura apostólica no Brasil divulgado ontem (24) pela arquidiocese de Aparecida (SP), o papa Francisco expressou a decisão de manter dom Orlando Brandes como arcebispo de Aparecida até completar 80 anos. Dom Orlando completou 77 anos em 13 de abril.

“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco dispôs que S.E. Dom Orlando Brandes continue no Ministério Pastoral de Arcebispo de Aparecida e Metropolita da Província Eclesiástica homônima até completar 80 anos de idade”, diz comunicado assinado por dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil.

Segundo o Código de Direito Canônico, um bispo deve apresentar seu pedido de renúncia aos 75 anos, cabendo ao papa aceitar ou não.

“Eu recebo mais essa missão que o papa Francisco me confiou com gratidão e também com tremor e com muita esperança”, disse dom Orlando em entrevista ao portal A12.

A arquidiocese de Aparecida disse em um comunicado que acolhe “com alegria” a decisão do papa Francisco sobre a permanência de dom Orlando. “Permaneçamos unidos em oração pelo nosso arcebispo e pela continuidade de sua missão em nossa arquidiocese”, concluiu.

Confira também: