O papa Francisco enviou neste domingo uma mensagem aos participantes da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, na qual pediu "escutar-se mutuamente " e " escutar os clamores dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos".

“Numa assembleia, o intercâmbio facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nela a vontade a que Deus nos chama”, disse o papa.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021 na Cidade do México, sob o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”.

Conta com a participação de aproximadamente 200 bispos, 200 padres e diáconos, 200 religiosos e religiosas, 400 leigos e pessoas em situação de exclusão. A maioria participará através de meios eletrônicos. Cerca de 50 pessoas estarão de fato na sede da Conferência Episcopal Mexicana, local da reunião.

Em sua mensagem, Francisco saudou os participantes "com o desejo de promover uma Igreja em saída sinodal" e "reavivar o espírito da V Conferência Geral do Episcopado de Aparecida 2007".

Em seguida, refletiu sobre a importância da "escuta", lembrando que o "dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento".

Ele também disse que “o discernimento comunitário requer muita oração e diálogo para podermos encontrar juntos a vontade de Deus, e também requer encontrar caminhos de superação que evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações”.

“Neste processo, peço ao Senhor que esta Assembleia seja expressão do ‘transbordar’ do amor criativo do Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária”, continuou o papa.

Por fim, Francisco encorajou “a viver estes dias acolhendo com gratuidade e alegria este chamado a transbordar o Espírito no fiel Povo de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe”.

“Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide com sua proteção maternal. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu.

Confira também: