O Papa Francisco pediu aos cristãos que abram seus corações à Palavra de Deus, que possam ouvi-la com atenção, “sem deixar que a Palavra entre por um ouvido e saia pelo outro”.

O Pontífice falou assim na homilia pronunciada nesta quinta-feira, 3 de outubro, na Missa celebrada na Casa Santa Marta, onde falou da “história do encontro do povo de Deus com a Palavra de Deus”, a partir da Primeira Leitura do dia, do livro de Neemias.

Trata-se de uma leitura situada no contexto da reconstrução do Templo de Jerusalém, após o retorno do povo de Israel do exílio na Babilônia.

Na Leitura, descreve-se como o escriba Esdras está diante do povo para abrir e ler o livro da Lei de Moisés. No momento da abertura do livro, "todo o povo ficou de pé".

Esse gesto de colocar-se de pé, para o Santo Padre, é "uma coisa bonita". "Estamos acostumados a ter este livro que é a Palavra de Deus, mas, eu diria, estamos mal acostumados".

Naquela época, lembrou, ao povo “faltava a Palavra, tinha fome da Palavra de Deus, por esse motivo, quando vê o livro da Palavra, fica em pé”. “Mas pensem que esse encontro não acontecia há décadas, é o encontro do povo com o seu Deus, o encontro do povo com a Palavra de Deus”.

"Neemias, que era o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que admoestavam o povo, disseram a todo o povo: ‘Este dia é consagrado ao Senhor’. Para nós é o  domingo. Domingo é o dia do encontro do povo com o Senhor, o dia do encontro da minha família com o Senhor. O dia do meu encontro com o Senhor, é um dia de encontro”, explicou.

Por isso, para o Pontífice, é essencial receber a Palavra com atenção. “Quando ouvimos a Palavra de Deus, o que acontece no meu coração? Estou atento à Palavra de Deus? Eu deixo que toque o meu coração ou estou ali, olhando para o teto, pensando em outras coisas e a Palavra entra por um ouvido e sai pelo outro, não chega ao coração?”.

O Papa reforçou que, “quando a Palavra chega ao coração, há o choro de alegria e há uma festa. Não se pode entender a festa de domingo sem a Palavra de Deus, não se entende”.

“A Palavra de Deus nos alegra, o encontro com a Palavra de Deus nos enche de alegria e essa alegria é a minha força, é a nossa força”, frisou Francisco. "Os cristãos são alegres porque  aceitaram, receberam no coração a Palavra de Deus e continuamente encontram a Palavra, buscam-na".

Destacou que "esta é a mensagem de hoje para todos nós". Nesse sentido, convidou a fazer “um breve exame de consciência: como eu escuto a Palavra de Deus? Ou simplesmente não a escuto? Como me encontro com o Senhor em sua Palavra que é a Bíblia? E depois: estou convencido de que a alegria do Senhor é a minha força?”.

O Papa encerrou sua homilia pedindo "que o Senhor nos dê a todos a graça de abrir o coração para esse encontro com a Sua Palavra e não ter medo da alegria".

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12

Naqueles dias, 1todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei. 4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. 5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 7bOs levitas explicavam a Lei ao povo, e cada um ficou em seu lugar. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. 11E os levitas acalmavam todo o povo, dizendo: “Ficai tranquilos; hoje é um dia santo. Não vos aflijais!” 12E todo o povo se retirou para comer e beber. Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as palavras que lhes tinham sido explicadas.

Confira também: