O Papa Francisco pediu aos Bispos, principalmente os da América Latina, que rezem pelo surgimento das vocações sacerdotais e sejam generosos "levando aqueles que demonstram vocação missionária a optarem pela Amazônia".

Assim afirmou no ponto 90 da Exortação Apostólica "Querida Amazônia", assinada em 2 de fevereiro e apresentada na quarta-feira, 12 de fevereiro, fruto do Sínodo da Amazônia realizado em Roma, de 6 a 27 de outubro de 2019.

O Santo Padre também expressou a necessidade de “rever a fundo a estrutura e o conteúdo tanto da formação inicial como da formação permanente dos presbíteros, de modo que adquiram as atitudes e capacidades necessárias para dialogar com as culturas amazônicas. Esta formação deve ser eminentemente pastoral e favorecer o crescimento da misericórdia sacerdotal”.

Na Exortação Apostólica, o Pontífice fecha a porta para a possibilidade de ordenar sacerdotes casados, como foi proposto no Documento Final aprovado pelos Padres sinodais, e recorda que o “caráter exclusivo recebido na Ordem deixa só ele habilitado para presidir à Eucaristia. Esta é a sua função específica, principal e não delegável”.

No entanto, destacou que "os leigos poderão anunciar a Palavra, ensinar, organizar as suas comunidades, celebrar alguns Sacramentos, buscar várias expressões para a piedade popular e desenvolver os múltiplos dons que o Espírito derrama neles".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: