Depois de rezar a oração Ângelus na janela do Palácio Apostólico, o Papa Francisco fez um enérgico apelo pela paz na Nicarágua e recordou que “a Igreja é sempre pelo diálogo”.

Devido aos protestos que estão ocorrendo na Nicarágua há algumas semanas, o Pontífice disse: “Uno-me a meus irmãos bispos da Nicarágua ao expressar dor pelas graves violências, com mortos e feridos, perpetradas por grupos armados para reprimir protestos sociais”.

“Rezo pelas vítimas e seus familiares”, acrescentou. “A Igreja é sempre pelo diálogo, mas isso requer o compromisso concreto a respeitar a liberdade e, em primeiro lugar, a vida”.

“Rezo a fim de que cesse toda e qualquer violência e sejam asseguradas as condições para a retomada, o quanto antes, do diálogo”, concluiu.

Os protestos começaram em abril, quando milhares de pessoas se opuseram à reforma da Previdência Social. Então, o presidente do país, Daniel Ortega, ordenou a intervenção do Exército em algumas cidades importantes do país, incluindo a capital Manágua, e começaram as represálias.

Finalmente, o governo do país foi obrigado a eliminar a lei, mas os tumultos continuaram.

Segundo o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), os 46 dias da crise já provocaram a morte de 108 pessoas e cerca de mil feridos.

Confira também: