O papa Francisco pediu “respostas eficazes à crise ecológica” e “uma esperança concreta para as gerações futuras” aos políticos que participarão da cúpula do clima COP26, que acontecerá em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro.

Em mensagem enviada através à BBC, empresa de comunicação do Reino Unido, em 29 de outubro, Francisco disse: “Todos nós, é preciso repetir, quem quer que seja e onde quer que estejamos, podemos desempenhar um papel na mudança de nossa resposta coletiva contra a ameaça sem precedentes das mudanças climáticas e da degradação de nossa casa comum".

Em sua mensagem radiofônica em italiano, o papa disse que “as mudanças climáticas e a pandemia da Covid-19 revelam a vulnerabilidade radical de todos e de tudo e suscitam inúmeras dúvidas e perplexidades sobre nossos sistemas econômicos e as modalidades de organização de nossas sociedades”.

“Nossas seguranças foram derrubadas, nosso apetite de poder e nossa busca por controle estão se desmoronando. Descobrimo-nos frágeis e cheios de medo, submersos em uma série de ‘crises’: sanitárias, ambientais, alimentares, econômicas, sociais, humanitárias, éticas”, disse.

Desta forma, o papa destacou que “toda crise exige visão, capacidade de planejamento e rapidez de execução, repensando o futuro de nossa casa comum e de nosso projeto comum”, pois “essas crises nos colocam diante de escolhas radicais que não são fáceis”.

“Todo momento de dificuldade contém, de fato, também oportunidades que não podem ser perdidas. Podem ser enfrentados fazendo que prevaleçam comportamentos de isolamento, protecionismo e exploração; ou podem representar uma autêntica ocasião de transformação, um verdadeiro ponto de conversão, não só no sentido espiritual”, afirmou.

Francisco crê na “corresponsabilidade mundial renovada, uma nova solidariedade baseada na justiça, na partilha de um destino comum e na consciência da unidade da família humana, plano de Deus para o mundo "

“Trata-se de um desafio da civilização em favor do bem comum e de uma mudança de perspectiva, na mente e no olhar, que deve colocar a dignidade de todos os seres humanos de hoje e de amanhã no centro de todas as nossas ações”, disse o papa.

Ao final de sua mensagem, o papa Francisco recordou o encontro no Vaticano de alguns líderes religiosos e cientistas ocorrido no dia 4 de outubro, no qual assinaram um apelo conjunto para solicitar “ações mais responsáveis ​​e coerentes tanto para nós quanto para os nossos líderes”.

“O compromisso de cada um nesta mudança urgente de rumo é fundamental; compromisso que deve ser nutrido também a partir da própria fé e espiritualidade”, disse o papa, destacando “a necessidade de agir com responsabilidade em favor da 'cultura do cuidado' pela nossa casa comum e também por nós mesmos, procurando erradicar as 'sementes do conflito': ganância, indiferença, ignorância, medo, injustiça, insegurança e violência”.

Para ler a mensagem completa do papa (em italiano, inglês ou espanhol) clique AQUI.

Confira também: