O Papa Francisco decidiu não renovar o atual presidente da Autoridade de Informação Financeira do Vaticano (AIF), René Brüelhart, e nomeou um sucessor cujo nome ainda não foi divulgado.

Em um breve comunicado difundido pela Sala de Imprensa do Vaticano, informou-se que “no final do mandato do atual presidente da AIF (Autoridade de Informação Financeira), Dr. René Brüelhart, agradecendo-lhe por seu serviço prestado nos últimos anos, o Santo Padre procedeu à nomeação do sucessor, identificando uma figura de elevado perfil profissional e acreditada competência em nível internacional”.

"A nomeação", continua o comunicado, "será publicada e será efetiva após o regresso do Santo Padre da Viagem Apostólica à Tailândia e ao Japão no dia 26 de novembro"

Desse modo, “é assegurada a continuidade da ação institucional da AIF neste momento de importantes compromissos internos e internacionais”.

Em uma declaração posterior aos meios de comunicação credenciados junto à Santa Sé, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, assinalou que, “em relação à nomeação anunciada do novo presidente da AIF, posso especificar que o adiamento da nomeação efetiva se deve ao respeito necessário pelos compromissos institucionais anteriores da parte interessada e para a definição de alguns procedimentos internos da Santa Sé”.

A Autoridade de Informação Financeira é o órgão responsável pela supervisão financeira da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. Entre suas competências está a prevenção e perseguição de crimes financeiros.

A AIF foi instituída em 30 de dezembro de 2010 durante o Pontificado do Papa Bento XVI e sua operação é regulamentada pelo Motu Proprio de 15 de novembro de 2013 e pela Lei XVIII de 8 de outubro de 2013, já durante o Pontificado do Papa Francisco.

René Brülhart, o até então presidente, foi eleito para dirigir a AIF em 19 de novembro de 2014.

Confira também: