O cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo metropolitano de Bolonha, foi nomeado pelo papa Francisco presidente da Conferência Episcopal Italiana, anunciou hoje (24) em comunicado oficial a CEI. Diferentemente dos presidentes das conferências episcopais dos demais países, que são eleitos pelos bispos, o da CEI é sempre nomeado pelo papa.

O anúncio foi feito pelo cardeal Gualtiero Bassetti, que deixa a presidência da Conferência Episcopal Italiana depois de fazer 80 anos em abril passado.

Na manhã de hoje (24), os bispos italianos entregaram ao papa a lista com os três nomes para a presidência, conforme exige o estatuto.

Além do cardeal Matteo Zuppi, foram propostos o cardeal Augusto Paolo Lojudice, arcebispo de Siena, e dom Antonino Raspanti, bispo de Acireale, Itália.

O cardeal Matteo Maria Zuppi nasceu em Roma em 11 de outubro de 1955 e foi ordenado sacerdote em 1981.

Ele é sobrinho-neto do cardeal Carlo Confalonieri. Foi eleito bispo auxiliar de Roma pelo papa Bento XVI em 31 de janeiro de 2012 e consagrado em 14 de abril do ano seguinte pelo cardeal Agostino Vallini, então vigário-geral do papa para a diocese de Roma.

Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Bolonha em 27 de outubro de 2015 e o nomeou cardeal da Santa Igreja Romana no consistório de 5 de outubro de 2019.

O cardeal Matteo Maria Zuppi é um dos bispos mais apreciados pelo papa. Prova disso é sua nomeação em Bolonha para suceder o cardeal Carlo Caffarra e sua criação como cardeal há dois anos.

Sempre ligado à Comunidade de Sant'Egidio, foi um dos artífices dos acordos que puseram fim à guerra civil que devastou Moçambique no final da década de 1990. A comunidade de Sant’Egidio, fundada pelo leigo Andrea Riccardi, se dedica a esforços de diplomacia eclesiástica pela paz. A organização goza de grande influência no pontificado de Francisco. O próprio cardeal já foi apontado como candidato forte à sucessão de Francisco, tamanho o prestígio da comunidade de Sant’Egidio no atual pontificado.

Antes de ser eleito bispo, Zuppi era pároco em Torre Angela, nos arredores de Roma. Ele é presidente da Conferência Episcopal de Emilia Romagna e membro do Conselho Episcopal Permanente.

É o segundo arcebispo de Bolonha a se tornar presidente da CEI, assim como o cardeal Antonio Poma de 1969 a 1979.

Agora espera-se a nomeação do secretário-geral, cuja decisão dependerá em grande parte do próprio Zuppi.

Confira também: