O papa Francisco vai se encontrar com vítimas de abusos sexuais na Igreja em Portugal, durante sua viagem ao país de 2 a 6 de agosto, disse o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, dom Américo Aguiar. Segundo ele, o encontro não foi incluído no programa oficial da viagem divulgado hoje (6) pela Santa Sé para preservar as vítimas.

“Haverá um encontro com vítimas de abusos, mas é segredo, por questões de confidencialidade”, disse dom Américo hoje na apresentação do programa da JMJ Lisboa 2023. “Não quero criar um tabu, mas não se deve dizer para preservar a imagem e o bom nome das pessoas, para não terem receio de aparecer”.

“Se disséssemos que o papa vai encontrar-se às x horas, em x lugar, algum 'media' não iria resistir à tentação de estar lá para fotografar e filmar, e temos de salvaguardar a imagem [das vítimas]”, disse o bispo.

Dom Américo não confirmou quantas pessoas devem participar do encontro com Francisco, mas declarou que será em torno de 30.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 garantiu que o encontro acontecerá por iniciativa do papa Francisco e também da Igreja em Portugal. “É um casamento com comunhão de adquiridos. Quer o Santo Padre, sempre manifestou esse desejo, assim como nós, em todos os encontros preparativos, sempre manifestamos esse desejo”, disse.

O programa oficial da viagem do papa Francisco a Portugal inclui ainda a participação nas atividades da Jornada Mundial da Juventude, como acolhida, via-sacra-vigília e missa de encerramento, além de encontros com autoridades, religiosos, estudantes, representantes de centros de assistência sócio-caritativa. Francisco também visitará o santuário de Fátima, em 5 de agosto, para rezar com jovens doentes na capelinha das aparições.

Confira também: