O papa Francisco celebrará uma missa solene no Vaticano no dia 11 de outubro, festa de são João XXIII, pelos 60 anos do início do Concílio Vaticano II, informou hoje (28) o escritório de celebrações litúrgicas da Santa Sé.

A missa será às 17h (horário local).

Concílio Vaticano II e são João XXIII

Em 11 de outubro de 1962, o papa João XXIII inaugurou o Concílio Vaticano II em São Pedro.

Desde a abertura do Concílio Vaticano II, são João XXIII destacou a natureza pastoral de seus objetivos: não se tratava de definir novas verdades nem condenar erros, mas era necessário renovar a Igreja para fazê-la capaz de transmitir o Evangelho nos novos tempos, buscar os caminhos de unidade com as outras confissões cristãs, buscar as coisas boas dos novos tempos e estabelecer um diálogo com o mundo moderno, centrando-se antes “no que nos une e não no que nos separa”.

Com a morte de são João XXIII, o papa são Paulo VI assumiu a liderança do Concílio, que terminou em 8 de dezembro de 1965.

O papa Francisco, durante uma missa celebrada na capela de Santa Marta em 2013, disse que o Concílio Vaticano II "foi uma bela obra do Espírito Santo" e disse que o papa João XXIII "parecia um pároco bom e ele foi obediente ao Espírito Santo e convocou o Concílio”.

Naquela ocasião o papa Francisco perguntou: “mas depois de 50 anos, fizemos tudo o que o Espírito Santo nos disse no Concílio? Nessa continuidade do crescimento da Igreja o que foi o Concílio? Não".

“Comemoremos este aniversário, façamos um monumento, mas desde que não incomode. Não queremos mudar. Pior: alguns querem voltar atrás. Isso se chama ser teimoso, isso se chama querer domesticar o Espírito Santo, isso se chama converter-se em insensatos e de coração lento”, disse o papa em 2013.

Confira também: